Compartilhe!
Uma noite com muita descontração, alegria e momentos de emoção, foi com essa mescla de sentimentos que centenas de mulheres e homens participaram do encerramento do outubro rosa e a abertura oficial do Novembro Azul em Malta, na Região Metropolitana de Patos, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura Municipal de Malta. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (30 de outubro), às 19h, na Praça Francisco Marques de Sousa.
O encerramento do Outubro rosa e a abertura do Novembro Azul contou com as presenças do Prefeito Nael Rosa, da primeira Dama Ana Maria Peixoto, dos Secretários: Diafranio Fontes (Administração), Joselito Bandeira (Educação), Igor Rosa (Assistência Social), Hildo Monteiro

(Agricultura), Naedy Bastos (Finanças), Zé Duarte (Esportes e Cultura), Lucivaldo (Obras), Neto Siqueira (Chefe de Gabinete. Os vereadores que dão base de sustentação ao Prefeito Nael Rosa na Câmara Municipal estiveram presentes, Luiz do Padre (presidente), Zé da Besta, Dodó, Graça de Vila e Eliene Almeida.

A Secretária de Saúde do município, Eriane Peixoto não pode comparecer ao evento, porque estava acompanhando seu sogro em uma cirurgia na capital do Estado, mas mesmo assim estava acompanhando tudo o que estava acontecendo no evento, através de sua equipe que estava lhe informando em tempo real.

Abertura do Evento foi feita por Felipe que representou a Secretária de Saúde, que falou da importância do outubro rosa e destacou que o evento foi iniciado na administração do Prefeito Nael Rosa.

Adalmira Marques, ex-primeira dama do município, que já enfrentou o câncer, falou de sua experiência  e de sua luta e deixou um recado muito importante para as mulheres. “Nunca desista, lute, procure o médico faça todos os procedimentos, nunca desanime, fiquem sempre de cabeça erguida, os médicos tiveram dificuldades em me convencerem que estava doente”.

O presidente da Câmara Municipal de Malta, Luiz Almeida, falou em nome dos vereadores e parabenizou ao Prefeito Nael Rosa e toda a sua equipe pela realização do evento.

O prefeito Nael Rosa, agradeceu a presença de todos e disse que o dinheiro mais bem empregado é o dinheiro gasto na saúde pública, principalmente na saúde preventiva e destacou que o outubro rosa  foi iniciado no inicio da sua primeira administração no ano de 2013. Nael agradeceu o empenho de toda a equipe de saúde do município que sempre estão empenhados, ao Dr. Rafael médico do PSF Cajuaz e destacou o empenho do Dr. Eliseu que desde do inicio de sua administração vem atendendo os casos de câncer de próstata no município, e acrescentou que qualquer cidadão maltense que seja diagnosticado com câncer de próstata ou tipo de câncer, pode bater em sua porta que ele estará sempre disposto a tender e independentemente de qualquer coisa para resolver o problema da população maltense, ” estamos juntos e misturados” disse Nael  .

Dr. Rafael médico do PSF Dr. Cajuaz, fez uma explanação sobre o câncer e destacou a importância das mulheres e homens procurar o atendimento no inicio da doença.

Dr. Eliseu médico urologista em sua palestra, destacou a importância do tratamento preventivo. “A próstata é o coração da urologia, mas temos que entender que o urologista vai além do tratamento dessa glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, ao iniciar sua exposição, lembrando que essa especialidade não é exclusiva ao homem, uma vez que tratamentos para infecções urinárias ou de cálculo renal, por exemplo, também são feitos pelas mulheres”.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, no Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, sendo o segundo mais comum em nosso país, ficando atrás somente dos tumores de pele/melanoma. Apenas em 2016, cerca de 70 mil brasileiros foram diagnosticados com a doença. Nos Estados Unidos, um homem recebe este diagnóstico a cada três minutos e outro morre a cada 15 minutos. É uma doença silenciosa e muitos homens preferem fugir do assunto, não sendo possível preveni-la. “Entretanto, quando mais precoce for a detecção, maior a chance de cura do paciente, podendo chegar a quase 100%.

Existe toda uma dificuldade de aproximação em levar um homem ao consultório médico ou diversas brincadeiras com relação ao câncer de próstata, principalmente quando se fala do exame de toque retal. Temos que desmistificar isso”, destacou Dr Eliseu.

“A Secretaria de Saúde de Malta, atua bem nessa causa, provendo espaços de discussão sobre o câncer  de mama e de próstata, sobre a importância dos exames preventivos. Nossa equipe vem mostrando comprometimento que possuem com a saúde do nosso município”. destacou Eriane Secretária de Saúde de Malta.

No final do evento foram sorteados brindes com as mulheres e homens que participaram do evento.

Assessoria
Deixe seu comentário