Compartilhe!

Referência para realização de mamografias para 29 municípios da região de Patos e adjacências, o Setor de Mamografia da Maternidade Dr. Peregrino Filho, que funciona no anexo da unidade, onde também está o Banco de Leite Humano, Dra. Vilani Kehrle, bateu o recorde das últimas cinco campanhas do Outubro Rosa ao realizar 850 mamografias, entre o dia 1º e 31. Recentemente, a maternidade já havia aumentado a sua meta mensal para 500 exames.

Independente do Outubro Rosa, o Setor, que funciona initerruptamente, de domingo a domingo, a partir das 8h da manhã, é formado por oito técnicos em mamografia, além do Coordenador da Radiologia, Fernando Costa. Os laudos são de reponsabilidade do mastologista, Evaldo Nóbrega e são entregues entre 20 a 30 dias após os exames.

O coordenador do setor explica que a marcação dos exames precisa ser feita a partir das consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, posteriormente, através das Secretarias Municipais de cada município. “A paciente é consultada pelo médico da unidade, que faz a solicitação do exame, e a secretaria do município, por sua vez, nos aciona, via e-mail. Quando a gente recebe a solicitação, já define a data do agendamento e informa o horário para a realização do exame”, afirma Fernando.

Em meses normais, explica o diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, a Maternidade realiza cerca de 25 a 30 exames/dia. No Outubro Rosa esse quantitativo se ampliou em função do aumento da procura pelo serviço. “Esse recorde que superamos foi em função da alta demanda no mês passado e, sobretudo, da capacidade da unidade em absorver essa procura”, disse Dr. Umberto, agradecendo a colaboração dos integrantes da equipe do setor que não mediram esforços para atender as pacientes neste período.

Dr. Umberto lembra que a mamografia é indicada para mulheres a partir dos 40 anos ou a partir dos 35 anos quando há casos da doença na família. Em situações onde o médico e exames constatam a formação de nódulo no seio, a mamografia é realizada independentemente da idade da paciente. Ele reitera que o exame é feito na Maternidade independente da campanha do Outubro Rosa, todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos.

 

Assessoria 

Deixe seu comentário