ENEM 2019 - DOMINGO (11) - CAMPINA GRANDE (PB) - Mãe e filhas fazem prova na mesma faculdade; 'vamos passar juntas' — Foto: Iara Alves/G1
Compartilhe!

A vendedora autônoma Luzinete Melo ribeiro, de 50 anos, vai fazer as provas do Enem 2019 no mesmo local que as duas filhas, Maria Canindé, de 19 anos, e Jheniffer Kallem, de 30 anos. As três chegaram na Central de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, por volta das 10h30 deste domingo (10) e estão confiante com o resultado do exame: “vamos passar juntas”, dizem.

Luzinete sonha em cursar medicina e esta é a primeira vez que ela faz o Enem. A vendedora chegou a cursar psicologia há 20 anos, mas abandonou a faculdade para cuidar da família. Este ano, ela não só incentivou as filhas como também buscou apoio nelas para estudar para a prova.

A filha mais velha de Luzinete também quer fazer o mesmo curso que a mãe, já a mais nova pretende estudar história. Mãe e filhas contaram que gostaram do primeiro dia de provas e esperam que este segundo dia seja ainda melhor. “O primeiro dia foi cansativo por causa dos textos longos, mas esse segundo vai ser ainda melhor. Nos damos muito bem com a área de exatas”, contou Jheniffer.

O pai das meninas e marido de Luzinete também costuma fazer o Enem, mas este ano teve problemas de saúde e não conseguir estudar para as provas. “Ano que vem vamos torcer as três por ele”, reforçou Luzinete.

A vendedora ainda tem outra filha, de 12 anos, que é incentivada pela mãe e pelas irmãs para se preparar para o exame. “Ela já disse que vai ser veterinária e abrir um hospital público para animais”, explicou Maria.

O trio gostou de fazer as provas no mesmo local. Além de ser mais prático, elas acharam que foi importante permanecerem juntas até a reta final das provas.

Neste segundo dia de prova, os candidatos devem responder a 45 questões de ciências da natureza, que engloba química, física e biologia, e a 45 de matemática, dentro de um período de cinco horas.

G1 PB

Deixe seu comentário