Empresa da Paraíba lança jeans produzido com algodão colorido — Foto: Natural Cotton Color/Divulgação
Compartilhe!

O algodão naturalmente colorido conhecimento como BRS Rubi e desenvolvido pela Embrapa, na Paraíba, será matéria-prima para a confecção do denim, tecido usado na produção de jeans. Por dispensar o processo de tingimento, o novo jeans usa menos água no processo de fabricação, se comparado ao produto tradicional.

Com lançamento marcado para o próximo dia 16 de novembro, em São Paulo, na semana de moda sustentável “Brasil Eco Fashion Week”, o produto será o primeiro jeans brasileiro fabricado a partir de algodão colorido. Ele foi idealizado pela empresa paraibana Natural Cotton Color, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através de um edital de inovação de 2016.

A presidente da empresa, Francisca Vieira, contou que o jeans de algodão colorido teve uma boa aceitação em uma feira têxtil, realizada em Paris, que apresenta as principais tendências em tecidos. “Se o nosso denim tiver a aceitação no mercado como teve na ‘Première Vision Paris’, será uma revolução na indústria do jeans, até porque ele não é azul e não deixa rastros de tinta em lugar nenhum”, declara.

Jeans convencional usa até 11 mil litros de água

Segundo Luís Sávio Pinheiro, gerente de tecnologia do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e Confecção, onde o tecido foi desenvolvido, “para produzir uma calça jeans azul no Brasil são necessários entre quatro mil e 11 mil litros de água em toda a cadeia de produção, desde a irrigação ao beneficiamento e acabamento do produto. Já o algodão colorido, não é irrigado e não necessita de tingimento. Portanto, consome menos água”, comparou.

No Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e Confecção, na Paraíba, foram criados os fios têxteis, as malhas e, por fim, o denim de algodão colorido. “A fibra do algodão colorido é um pouco mais curta que a do branco, mas como para o denim nós utilizamos um tecido mais grosso, o tamanho da fibra não foi problema na fabricação do produto”, explicou Luís Sávio.

Além do denim, foram desenvolvidos novos materiais como um elastano biodegradável e um tecido que mistura algodão colorido com seda natural.

embrapa 2
Jeans convencional usa até 11 mil litros de água — Foto: Senai-PB/Divulgação

Projeção de crescimento da pluma colorida cresce na Paraíba

O socioeconomista da Embrapa Algodão na Paraíba, Gilvan Ramos, avalia que com o novo produto, a demanda e a produção de algodão naturalmente colorido tendem a crescer.

“O estado da Paraíba ainda produz muito pouco, são 293 hectares plantados em 2019 e 391 toneladas colhidas de algodão em rama. Isso representa apenas 140 toneladas de pluma pronta para a fiação”, avalia.

Algodão colorido poderá ser cultivado nas cores rosa e laranja

O pesquisador da Embrapa Luiz Paulo Carvalho, responsável pelo desenvolvimento das variedades de algodão colorido, revela que está próximo de chegar a tons de rosa e laranja. Ele estima que essa etapa deve levar cerca de dois anos para ser concluída.

“Temos linhagens em campo que estão se mostrando promissoras quanto às cores. Mas ainda vamos melhorar outras características antes que fiquem prontas para lançamento”, disse.

A Embrapa já lançou seis variedades de algodão colorido em tonalidades que vão do verde-claro aos marrons claro, escuro e avermelhado. São elas: BRS 200 Marrom, BRS Rubi, BRS Topázio, BRS Safira e BRS Jade.

brs rubi
A fibra colorida BRS Rubi será matéria-prima para a confecção do denim — Foto: Embrapa/Divulgação

G1 PB

Deixe seu comentário