Compartilhe!

A família da pequena Sophia dos Santos Brilhante, de apenas 20 dias de nascida, passou por momentos de muita aflição na noite deste domingo, dia 17, por volta das 21h00, quando a bebê se engasgou após golfar.

Sophia é filha do casal Jerlândio Silva e Girleide Costa que residente na Rua Cícero Marques, bairro São Sebastião, em Patos. Jerlândio contou que tudo foi muito rápido e desesperador, pois a bebê golfou duas vezes consecutivas e já apresentou o engasgo no mesmo instante.

A ação do pai foi puxar com a própria boca a secreção do nariz da bebê, mas não adiantou. De imediato, a família se deslocou em busca de socorro na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizado na Rua Lima Campos, Bairro São Sebastião. Ao chegar ao SAMU/Patos, o pai se dirigiu a um grupo de socorristas que estavam na calçada.

IMG 20191118 WA0043
Wellington Zacarias

Wellington Zacarias, condutor de ambulância e socorrista, percebeu o desespero do pai e que a criança ainda estava engasgada. Wellington pegou a bebê nos braços e fez a manobra de heimilich, que consiste também em método de desengasgo usado em adultos e crianças.

Após a ação, a criança chorou e reagiu colocando o resto de secreção do golfo para fora. O caso foi levado ao médico regulador do SAMU/Patos que orientou levar a pequena Sophia até a Maternidade Dr. Peregrino Filho para passar por observação.

“Foi um momento difícil. Ela ficou roxa mesmo após eu tendo chupado no nariz para desobstruir e ajudar a desengasgar. A gente se lembrou logo do SAMU e saímos em busca de socorro. Ainda bem que deu tudo certo”, disse o pai de Sophia na manhã desta segunda-feira, dia 18.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Deixe seu comentário