Compartilhe!

As mães de recém-nascidos prematuros que acompanham seus bebês que ainda estão sob os cuidados da UTI Neo, UCIN ou do alojamento Mãe Canguru da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, viveram momentos bem diferentes da rotina que estão acostumadas na unidade, nesta terça-feira (19). Graças as comemorações do Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, as mães tiveram uma tarde com diversas atividades, que incluiu cortes de cabelo, escova, sobrancelha e depilação. A ação foi encerrada com um coffee break, idealizado especialmente para elas. Todos os serviços foram realizados por funcionárias voluntárias que no contra turno de trabalho se dispuseram a tornar a tarde destas mães mais alegre.

A programação especial que aconteceu no dia 18 e foi encerrada nesta terça-feira (19), segundo o diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Junior, foi idealizada para debater o tema da prematuridade, mas, também para propiciar momentos de descontração às mães que permanecem na unidade acompanhando a evolução de seus bebês prematuros. “Os bebês nestas condições necessitam de cuidados especiais e um olhar mais atento, pois muitos problemas futuros podem ser evitados quando os procedimentos nos primeiros dias de vida são corretos e adequados”, destaca Dr. Umberto, que é Pediatra.

Ele aproveitou para agradecer a disponibilidade das funcionárias que propiciaram esses momentos de descontração para a mães-pacientes. “Elas têm uma rotina estressante, pois não é fácil ficar internada numa unidade de saúde para acompanhar os filhos que se encontram sob cuidados especiais em função de terem nascido com baixo peso, com órgãos ainda em desenvolvimento e necessitando de todo um aporte tecnológico para ganharem peso e evoluírem até receberem alta e essa ação de hoje trouxe uma distração tão importante em momentos como esse”, disse o médico, lembrando que, recentemente, a Maternidade começou o projeto Crochê Terapia, justamente, para propiciar momentos de descontração as mães de prematuros na unidade. “Ganhamos até o reconhecimento, em forma de um certificado de Menção Honrosa, da Secretaria de Estado de Saúde por essa iniciativa”, lembra Dr. Umberto.

Ontem, dentro da programação do Dia da Prematuridade aconteceu uma palestra com a nutricionista Silvânia Rodrigues sobre a importância de uma alimentação saudável na vida de um prematuro e, em seguida, foi exibido um documentário sobre essa temática e feita uma complementação com fala da psicóloga Tuanny de Sá. A enfermeira Valéria, as Técnicas de Enfermagem, Valdilene e Edivânia e a Técnica em Farmácia, Rariany foram as responsáveis pela tarde de beleza das mães pacientes.

Assessoria 

Deixe seu comentário