Compartilhe!

f7d48401 2e08 4472 b24e f24bac20897e 1A fazenda Tamanduá realizará, nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, o primeiro Shopping de Gado de Elite, em sua sede, no município de Santa Terezinha (PB), com 80 animais registrados, entre vacas novilhas e tourinhos. Os pagamentos poderão ser efetuados em 15 prestações.

Sediada no referido município, a fazenda Tamanduá, seleciona gado pardo-suiço, Schwitz, há 42 anos e possui hoje o maior rebanho registrado no Brasil, pela Associação Brasileira de Gado pardo- suiço.

Este é o melhor momento para adquirir animais, uma vez que as previsões meteorológicas apontam para um bom inverno e, consequentemente, os rebanhos terão melhor valorização, apontam alguns criadores

O evento acontece nos dias 6, 7 e 8 de dezembro na fazenda Tamanduá, no município de Santa Terezinha, a partir das 8:00h. Os contatos podem ser feitos através dos números: Flávio – (83) 99922-4086 ou Everaldo – (83) 998721866

Raça pardo-suiço

Características:

O pardo-suíço se adaptou muito bem às diferentes regiões brasileiras, devido às suas características:

– alta conversão alimentar;
– alta fertilidade de machos e fêmeas;
– precocidade sexual (as novilhas entram no cio aos 332 dias);
– rusticidade: tolerância ao frio e calor;
– camada de gordura na quantidade certa, sem excessos;
– produção leiteira: mais de 2.500 litros de leite em 200 dias;
– habilidade materna;
– viabilidade econômica em confinamento.

Todas essas características produtivas e sua rusticidade permitiram que a raça se espalhasse pelo mundo todo, estando presente em mais de 60 países, do Círculo Ártico aos Trópicos, totalizando 11 milhões de exemplares puros e cruzados em todo o mundo.

O parto é um acontecimento cercado de expectativa, pois a fêmea traz todo o potencial de um acasalamento meses antes de sua gestação. A confiança é de 99% com parto de curso normal para o criador.

O pardo-suíço corte produz uma carne macia, bem marmoreada, com pouca gordura externa.

Padrão da raça

Diferentes fatores como a qualidade do solo, variações climáticas, topografia montanhosa e pastos entre 700 e 2.000 metros acima do nível do mar, tornaram o pardo-suíço robusto e auto-suficiente, um verdadeiro produto da terra. São pontos fortes da raça, além de suas principais características:

– boa pigmentação;
– pelo curto, que é capaz de crescer ou se manter de acordo com o clima;
– cascos: pretos e fortes;
– bons aprumos;
– pelos de cor parda, variando do muito claro para o muito escuro.

Cruzamentos
O pardo-suíço é uma das raças mais antigas e puras de dupla aptidão. Tem elevada performance para produção de leite e carne e imprime em sua progênie logo no no primeiro cruzamento e em gerações posteriores, também suas características fenotípicas e produtivas.

Fazendo o cruzamento com raças zebuínas – nelore ou guzerá – obtém-se alta taxa de heterose ou vigor híbrido, fenômeno que se verifica no produto de animais sem parentesco algum.

No Brasil, o uso do pardo-suíço para cruzamento industrial foi a solução encontrada por muitos criadores para aumentar a produção eficiente de carne.

Em um programa de cruzamento, os critérios de descarte devem ser fertilidade, idade, qualidade de produção, estado geral, defeitos adquiridos, etc. É importante que o produtor conheça a raça que vai utilizar em cruzamento, pois não são todas que têm boa eficiência para cria, algumas só se prestando para cruzamentos terminais, com abate de macho e fêmea.

O macho cruzado suíço-corte tem bom ganho de peso e rendimento de carcaça, e sua carne é marmoreada e macia. A fêmea meio sangue suíça é dócil e tem excelente habilidade materna, além de ser fértil e precoce sexualmente.

Ganho de peso

O Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte da Embrapa, em Campo Grande (MS), é importante para os criadores de pardo-suíço, pois com a promoção de provas e experimentos tem auxiliado no desenvolvimento dó um manejo adequado e na divulgação das linhagens do pardo-suíço com aptidão para carne.

Na Primeira Prova de Ganho de Peso de pardo-suíço Corte, em 1998, o melhor animal obteve ganho de peso médio acima de 1500 gramas por dia.

A primeira fase da prova durou 52 dias; foi o período de adaptação com o objetivo de minimizar os efeitos de ambiente representado pelas diferenças na alimentação ministradas pelas propriedades. A prova teve seu inicio na segunda fase, com duração de 112 dias, e os animais eram pesados a cada 28 dias.

A ração fornecida para o lote era feno de brachiaria decumbens misturado com concentrado.

A Prova de Peso evidenciou as características dos animais: ótima musculosidade, com grande ganho de peso e excelente rendimento de carcaça.

Por Marcelo Negreiros com informações da assessoria e Criar e Plantar.

 

Deixe seu comentário