Compartilhe!

O dia ‘D’ de vacinação contra sarampo para pessoas de 20 a 29 anos aconteceu no último sábado (30) na Paraíba. A vacina da tríplice viral que também protege contra caxumba e rubéola continua disponível nos postos de saúde da cidade de Patos, sertão da Paraíba.

O período após Dia D vai dar prioridade às crianças de 6 meses a menores de um ano, e ainda contemplará como vacina de rotina, crianças de 1 ano a 1 ano e três meses, bem como adultos jovens entre 20 a 29 anos.

Sobre o Dia D de sábado passado, o gerente da Vigilância em Saúde da cidade de Patos, Larrimer Morais, disse que a avaliação é positiva, tendo em vista a mobilização que contou com 28 unidades básicas e mais alguns pontos volantes. Quase mil pessoas foram imunizadas nesta ação.

Ao longo desta semana algumas universidades e outros pontos estratégicos da cidade estarão recebendo a visita das equipes de imunização para disponibilizar a dose.

Ainda segundo Larrimer Morais, a cidade de Patos segue sem notificação e confirmação de caso de sarampo, o que significa dizer que o município está sendo bem atendido com a vacina.

Sarampo

De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode causar morte. Os principais sintomas da doença são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências. A única forma de prevenção é a vacina.

Coordecom

Deixe seu comentário