Paciente foi levada pelo SAMU até a aeronave (foto: DS)
Compartilhe!

Uma idosa de 87 anos foi transferida com urgência por volta das 13:30h desta sexta-feira (06), em uma aeronave que saiu do Aeródromo de Sousa até o Hospital da Unimed em João Pessoa.

lg.php?bannerid=568&campaignid=54&zoneid=126&loc=https%3A%2F%2Fwww.diariodosertao.com.br%2Fnoticias%2Fcidades%2F450123%2Fvoo pela vida idosa de 87 anos e transferida em aviao de sousa para joao pessoa para fazer cateterismo.html%3Ffbclid%3DIwAR3Dy21zFjA JgidFZGGALQP3O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional de Sousa, realizou o transporte da paciente do Hospital Santa Terezinha (HST) até o aeródromo de Sousa, em seguida colocada pelos profissionais no avião que fez o translado até João Pessoa.

A transferência de forma imediata foi realizada por conta que a paciente precisava realizar um cateterismo cardíaco.

paciente transferida aviao sousa joao pessoa 3
Paciente foi levada pelo SAMU até a aeronave (foto: DS)

O que é o cateterismo?

O cateterismo é um procedimento realizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas. Para a realização do exame, um fino cateter é inserido na circulação, geralmente em uma artéria da perna ou pulso, e que vai até o coração.

O cateterismo também é eficaz para desobstruir as veias. Esse tipo de procedimento é chamado de angioplastia coronariana.

paciente transferida aviao sousa joao pessoa 2
Equipe do SAMU transferiu a paciente até o avião (foto: DS)

Além disso, é possível implantar uma válvula no coração de forma não invasiva – apenas um pequeno corte é necessário para realizar o procedimento. A técnica é usada ainda para tratar a estenose da valva aórtica calcificada, sendo muito indicada para idosos.

Esse método tem sido muito utilizado por ter uma recuperação muito rápida para o paciente, devido aos baixos riscos de complicações e uma taxa pequena de mortalidade.

Diário do Sertão

Deixe seu comentário