Compartilhe!

O Centro de Formação Educacional e Cultural de Coremas, Centro Cultural Shaolin (o nome é uma homenagem ao saudoso humorista Shaolin nascido em Coremas) foi inaugurado em 04 de abril de 2019 e deu um grande impulso a cultura coremense, servindo de orgulho para toda população.

Tudo começou em 2016, a idEia surgiu quando o então Articulador Cultural da Sétima Regional de Cultura do estado com Sede em Itaporanga- PB, Diassis Pires, em conversa com o líder político, Edílson Pereira e a então candidata a Prefeita, Chaguinha de Edílson, se comprometeram em dar ênfase ao segmento Cultural, onde o principal pedido foi a construção de um espaço para execução das atividades culturais e educativas em nosso município.

No ano de 2017 a gestora Chaguinha de Edílson conseguiu o Projeto, as obras tiveram início em 2018 e finalmente concluídas em 2019, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba.

O prédio do Centro Cultural, está localizado no bairro Cureminha, e conta com uma arquitetura arrojada, dando uma bela visibilidade estética ao local, valorizando ainda mais aquela região. O centro conta com o Auditório, Severino Lopes de Almeida (Preto de Chico Jacó), com capacidade para 200 pessoas sentadas, totalmente climatizado, no hall de entrada os visitantes podem observar um painel onde, através de fotografias é contada um pouco da história da cidade. No prédio também está sediado a Secretaria Municipal de Cultura, um mini auditório, com capacidade para 30 pessoas sentadas, baterias de banheiros com acessibilidade total para pessoas portadoras deficiências, todos os ambientes são climatizados, contando com equipamentos de: sonorização, mobiliários, retroprojetores, um aparato logístico que impressiona a todos que visitam o centro.

Na área externa foi desenvolvida pelo artista plástico da cidade, Altieres Rodrigues Abrantes, uma pintura que enfatiza os principais aspectos culturais e turísticos da cidade, com destaque para formação do povo coremense.

O Centro Cultural abriga também na parte em anexo a Casa da Cultura Vereador Francisco Silva, museu que conta um pouco da história de Coremas, através de objetos de personagens que fizeram a história da cidade, e tem como Presidente a Senhora Maria Thamyris Monteiro de Almeida, filha do ativista Cultural o saudoso Preto de Chico Jacó, que iniciou a alguns anos esse belíssimo projeto. A casa funciona com total apoio da SECULT Coremas através da Prefeitura Municipal de nosso município.

A sede do Centro Cultural Shaolin tem sido palco para as mais variadas atividades de importância cultural e educativa para o município. Nele também vem sendo realizado o Sertão HQ Edição Coremas (Histórias em Quadrinhos), evento que já conquistou não só o espaço no calendário cultural da cidade, bem como já se consagrou como um dos maiores eventos com essa temática no estado da Paraíba.

De acordo com o aecretário de Cultura de Coremass Diassis Pires, outros projetos estão em andamento como desenvolvimento de um Cine Clube, que será instalado no espaço, tendo em vista, que o mesmo já dispõe de todo o aparato necessário, além de eventos culturais nas áreas da música, poesia e fotografia entre outras.

Diassis Pires, agradeceu o total apoio da gestora municipal, Chaguinha de Edílson no tocante à pasta da Cultura, “Além de ter me dado a oportunidade de trabalhar em prol de nossa cultura, está me dando apoio para que projetos como O Centro Cultural Shaolim não fique só no papel, ela prometeu e cumpriu”, afirmou o secretário em relação ao trabalho da Prefeita. O secretário agradeceu ainda o apoio que tem recebido também de Edilson Pereira, o marido da gestora, pela sua visão cultural e que tem sempre reforçado a importância do investimento nesta pasta.

Valério Ferreira

Deixe seu comentário