Compartilhe!

A prática do esporte da ginástica rítmica chegou ao projeto ABENAL (Associação Beneficente Abinoam Lourenço) no dia 13 de agosto do ano de 2018 ministrada pela professora e treinadora Cynthia Ramayanne Carvalho de Barros que foi convidada a participar do projeto pela pastora Joana Darc. A Associação Beneficente Abinoam Lourenço realiza um importante trabalho social com crianças das comunidades carentes de Patos, promovendo inclusão, levando cultura e esportes.

A ginástica rítmica é um esporte ainda com pouca visibilidade e investimento em nosso estado e por ser um esporte muito complexo devido as suas regras mudarem muito, fica difícil preparar novos talentos sem o apoio e incentivo de outros.

Ao chegar ao projeto, a treinadora percebeu  quantos talentos havia para esse esporte, são meninas incríveis cheias de sonhos e força de vontade. Um desses talentos é a menina Thayná Leite Oliveira, de 11 anos, beneficiária da OBG Abenal. “Começamos o trabalho no espaço mais amplo do projeto pois a ginástica rítmica tem que ser treinada em quadra devido as exigências do regulamento e dos exercícios exigidos pelo esporte Nosso primeiro material de aula foi o tatame que tínhamos que dividir com os meninos do judô, não só o tatame mas também o espaço o que o tornava ainda menor.

A iniciação dos exercícios de flexibilidade no tatame é para evitar que as meninas se machuquem e se frustrem com o esporte pois na iniciação o esporte deve ser mais recreativa sem perder suas progressões pedagógicas” disse a treinadora. E foi durante as aulas que a treinadora Cynthia percebeu o talento e dedicação que Thayná tem pela ginástica rítmica, desde então ela passou a treinar muito e fazer muitas perguntas sobre a ginástica rítmica isso a deixou muito grata pois vivemos em um tempo onde as crianças e adolescentes não tem tanto interesse pelo esporte, foi aí então que Cynthia comunicou aos diretores do projeto que no ano seguinte teríamos uma ginasta pronta para competir em um campeonato de nível médio, a cada treino eu me certificava que Thayná seria a primeira ginasta da cidade a competir e ganhar isso foi algo que Deus colocou em meu coração e por mais que algumas pessoas questionassem  a visão da treinadora sobre o talento de Thayná nada a convencia pois Deus já havia determinado.

Assim como Thayná do projeto, diz Cynthia, a cidade de Patos tem muitos talentos para o esporte só precisamos de mais incentivos e que as pessoas valorizem mais, pois esporte muda vidas eu acredito no esporte! “O campeonato começou no dia 6 de dezembro. Thayná competiu na segunda noite, no sábado, às 14:40 no ginásio principal da Vila Olímpica Pharayba  em João Pessoa, foi sua primeira competição com apenas 1 ano de  aula e uma vez por semana. O ideal é 3 vezes por semana de treino para que uma atleta esteja preparada para competir. Ela disputou na categoria infantil estreante. Eram 10 atletas, sendo 3 já profissionais, e 7 estreantes, incluindo Thayná,.eatletas de Maceió Pernambuco Campina Grande e João pessoa,

Thayná não só representou a cidade de Patos mas também o sertão Paraibano pois era a única sertaneja da Paraíba a competir. Mesmo diante de atletas com realidade diferente nos treinos Thayná, alcançou o 3° lugar nessa categoria sendo assim a primeira ginasta patoense a competir.

Assessoria com Folha Patoense

Deixe seu comentário