Formanda no ensino médio e técnico em Quixadá escolheu o trabalho dos pais como tema de uma série fotográfica — Foto: Cleyton de Paula
Compartilhe!

Uma estudante de Quixadá, no interior do Ceará, usou o ensaio fotográfico de término de curso para homenagear os pais. Vanessa dos Santos, de 18 anos, fez do local de trabalho de seus pais o cenário para as fotos. Ela concluiu neste mês de dezembro o ensino médio no Colégio Coronel Virgílio Távora e o curso técnico profissionalizante em informática na escola Maria Cavalcante Costa, o Liceu de Quixadá. Veja fotos.

ensaio formatura vanessa quixada
Casal também aparece nas fotos da filha que têm como cenário as ruas onde trabalham em Quixadá — Foto: Cleyton de Paula

Vanessa mora com a família no Bairro Monte Alegre e andava 2 horas a pé para chegar ás aulas, no Centro da cidade. Os pais dela, Iracilda, 36 anos, e Moisés dos Santos, 45, interromperam os estudos entre o 3° e o 4° ano do ensino fundamental, mas sempre incentivaram que os cinco filhos fossem além. Outra filha do casal, de 20 anos, também concluiu o ensino médio, em 2018.

Moisés trabalha como gari há mais de 20 anos e Iracilda há algumas semanas. Vanessa conta que, devido ao amor entre o casal, eles só trabalham lado a lado. “Quando eu fazia o fundamental, meus colegas de turma me chamavam de filha do lixeiro. Me sentia mais forte ainda. Nunca fiquei triste por estarem falando assim comigo. O erro não estava em mim, e sim neles”, relata.

A ideia de fazer as fotos no local de trabalho de Moisés e de Iracilda foi do fotografo Cleyton de Paula. Ele conta que, para realizar o desejo de Vanessa de ser fotografada com os pais, pegou a estudante e um de seus irmãos mais novos em casa e os levou para o Centro de Quixadá, de surpresa.

Moisés conta que se sentiu muito feliz e com a surpresa. A realização de formar mais uma filha aumenta ao lembrar das dificuldades que passou para cuidar da família. Ele passou dois anos morando em Fortaleza, a procura de emprego, enquanto sua esposa e filhos se sustentavam com menos de R$300. “Muita emoção e surpresa” define ele sobre a homenagem.

A união entre a beca e as vestimentas de gari gerou comentários emocionados nas redes sociais. De início, a formanda disse ao fotografo que não sabia se teria condições de pagar o ensaio, mas o profissional afirma que sempre se esforçou para não deixar alunos fora do ensaio. “Que a Vanessa seja inspiração para muitos. Eu dei o pacote de presente e já recebi a recompensa!”, comenta o fotógrafo.

Após ter concluído o ensino médio, Vanessa pretende ingressar no curso de licenciatura de história na Universidade Estadual do Ceará (Uece), se tornando a primeira da família a cursar o ensino superior. Ela aguarda o resultado do Enem e conta que seu desejo inicial era cursar na capital Fortaleza, mas devido às dificuldades financeiras, é mais provável que permaneça em Quixadá e estude no campus da cidade.

Vanessa garante que, caso passe, seus pais serão inspiração nesta nova jornada de estudos. “Sempre tive orgulho dos pais guerreiros que Deus me deu. Sempre admirei a atitude deles, nunca abaixaram a cabeça pra ninguém por que eles sabiam que tinha alguém pra cuidar”, ressalta a quixadense.

G1 CE

Deixe seu comentário