Compartilhe!

O lutador de karatê Kaio Gouveia, de 20 anos, de Cacimbas, na Região Metropolitana de Patos, fala em entrevista exclusiva para o Desterro1, sobre o começo de sua carreira, suas conquistas, sobre sua as disputas de 2019 e dos planos para 2020.

Kaio é um dos lutadores de karatê membros da Associação de Karatê (ABKS), fundada e com sede na cidade de Cacimbas. Durante sua trajetória de lutas e competições ganhou várias medalhas conseguindo êxito naquilo que ele faz de melhor, o atleta foi treinado por pelo Professor Arimateia, “Ary” como é mais conhecido.

Durante o ano de 2019 como representante da cidade de Cacimbas e da Paraíba ele venceu diversas competições, dentro e fora do estado, a exemplo do Campeonato Brasileiro de Karatê, onde ficou em primeiro lugar e do Mundial de karatê, onde conseguiu a terceira colocação desbancando vários atletas de outras nacionalidades.

Em entrevista cedida ao portal ele destacou todas as competições que participou, também falou dos avanços obtidos e das dificuldades que os atletas enfrentam para chegar aonde ele chegou. Ele ainda nos falou sobre a falta de incentivo a prática desportiva, não só no karatê como em outras modalidades, destacou que ainda preciso que a sociedade, comerciantes, empresários, gestores públicos e a sociedade em geral tenha uma sensibilidade maior para os esportes, além do apoio em moral, eles devem apoiar financeiramente os atletas para que eles possam alcançar um futuro promissor, se livrando da marginalidade e obtendo uma carreira de sucesso.

Kaio Gouveia ainda nos falou que mesmo diante das dificuldades ele tem várias pessoas que o ajudam financeiramente e psicologicamente e que em 2020 ele pretende continuar competindo e que irá participar de várias outras competições a nível de estado e de Brasil, e como o Karatê vai ser considerado uma modalidade olímpica seus planos é de treinar para poder estar competindo e representando o Brasil nas olimpíadas.

Confira abaixo toda entrevista realizada com o atleta:

Desterro1

Deixe seu comentário