Compartilhe!

Dos 3.290 procedimentos cirúrgicos realizados pelo Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), entre o dia 1º de janeiro e 30 de novembro, 1.531 foram procedimentos ortopédicos. Destes, a grande maioria dos casos foi proveniente de intercorrências por causa de acidentes de trânsito, especialmente, envolvendo motociclistas. E é justamente para alertar a população para a gravidade desta situação e buscar formas de se reduzir esses acidentes, a partir de medidas preventivas, que vários órgãos e instituições voltaram a se mobilizar, pelo segundo ano consecutivo, para realizar uma campanha educativa em Patos.

A primeira ação da campanha 2019 foi a realização de uma audiência pública, na última segunda-feira (16), onde se debateu políticas de redução de acidentes de trânsito. Até o dia 23, haverá outras atividades. O Complexo é parceiro da campanha da STTrans, que conta ainda com a participação da Prefeitura de Patos, do Hospital Infantil Noaldo Leite, SAMU, Corpo de Bombeiros, BPTran, Detran, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, além de grupos de ciclistas e motociclistas que se engajaram este ano.

O tema é o mesmo do ano passado: “O ano termina, mas a vida continua’. De acordo com a programação, nesta terça-feira (17), houve o lançamento de um folheto educativo ‘Acidente pode ser evitado’, na Praça Getúlio Vargas. Nesta quarta-feira (18), haverá panfletagem em vários pontos da cidade e nos dias 19 e 20, acontecerá o Pit Stop ‘Motorista Consciente’, no primeiro dia, às 8h, e no dia seguinte, às 19h. No dia 21, as equipes farão uma caravana educativa nos bares, com abordagens e distribuição de material informativo e o encerramento da campanha acontecerá com uma caminhada, cuja concentração está marcada para às 7h, na Praça Edvaldo Motta.

A diretora geral do Complexo Hospitalar de Patos, Liliane Sena, lembra a importância da conscientização das pessoas para a redução de dados tão alarmantes e que da primeira ação, ano passado, até agora, graças a essa mobilização, já se nota uma mudança de comportamento das pessoas no trânsito. “Acidentes de trânsito causam transtornos diversos e não apenas na rede pública de saúde, que absorve quase a totalidade destas demandas, mas na família do acidentado, nas empresas que ficam sem seus funcionários e no próprio acidentado que muitas vezes fica com sequelas para o resto da vida. E a gente sabe que muito desses acidentes poderiam ser evitados com medidas básicas e elementares de precaução”, destaca Liliane. Não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, respeitar as leis de trânsito e a sinalização e obedecer os limites de velocidade são apenas algumas dessas ações preventivas.

Na última semana

O mais recente relatório de atendimentos oriundos de acidentes de trânsito do Complexo mostra que, entre os dias 09 e 15 de dezembro, deram entrada na urgência e emergência da unidade 76 pacientes. Destes, 68 foram de pessoas que se envolveram em acidentes com motocicletas. Outros três casos envolveram automóvel, houve ainda três atropelamentos e mais dois casos com ciclistas. “Em todos os relatórios de acidentes de trânsito do hospital, os acidentes com motocicletas são os mais frequentes”, afirma Liliane, lembrando que é preciso mudar essa realidade e a conscientização da população é o melhor caminho para isso. “Daí a importância de ações educativas como essa”, finaliza a diretora do Complexo.

Assessoria 

Deixe seu comentário