Compartilhe!

Desmistificar o sofrimento de mulheres que fazem tratamento contra o câncer de mama, transformando o processo de cura em arte para mostrar que a beleza existe e resiste, mesmo em condições adversas. Essa é a tônica da exposição fotográfica ‘Bruta Flor’ que tem como personagens 13 pacientes do Hospital do Bem, de Patos, que fazem tratamento na unidade.

A mostra, que já foi exposta em uma livraria da cidade, já pode ser vista no hall de entrada do hospital, no horário comercial. As fotos das pacientes foram feitas pela fotógrafa Thayse Gomes e ficam expostas até o início de janeiro.

A diretora do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, Liliane Sena, disse que ter a mostra na unidade é uma forma de prestigiar não apenas as pacientes que se tornaram personagens da exposição, mas todas as outras que não se deixaram abater pelo diagnóstico.

“Essa exposição é uma espécie de resgate da autoestima dessas mulheres que se reinventam e se reencontram consigo mesmas e descobrem que continuam belas, pois as fotos valorizam de uma forma muito singular a beleza dessas mulheres. Portanto, a mostra é uma homenagem a essas mulheres de fibra”, destaca Liliane.

A exposição foi uma iniciativa da médica Marcília Lopes que produziu, em parceria com a ONG ‘Amigas Viva a Vida’, um calendário com as pacientes. Como o resultado ficou muito bonito, o projeto inicial foi ampliado para uma mostra itinerante. Os calendários com as fotos estão à venda e toda a renda é revertida para a ONG ‘Amigas Viva a Vida’, entidade que dá suporte multiprofissional, além de acolhimento às pacientes que se tratam no Hospital do Bem.

SECOM

Deixe seu comentário