Compartilhe!

O jovem Pedro Jorge Nunes da Costa, de 25 anos, residente no Bairro da Maternidade, em Patos, é um editor do site Wikipédia desde de 2007 e já escreveu mais de 300 artigos sobre os mais variados temas (Astronomia, Geografia, Política, biografias etc).

Nascido em Patos no dia 8 de outubro de 1994, o jovem começou a fazer seu primeiro artigo com apenas 12 anos e descobriu a ferramenta por acaso, nas navegações que fazia na internet. “Fui mexendo e com o passar dos anos fui aprendendo, adquirindo experiência. Escrevo artigos diuturnamente para que as pessoas tenham acesso à informação com facilidade. Não ganho absolutamente nada de dinheiro com isso. Eu faço somente por amor, tanto que às vezes viro a noite acordado enfrentando cansaço visual e mental”, afirma.

De acordo com Pedro, nem todos os artigos escritos por ele na Wikipédia permanecem. “A Wikipédia é um site regido por requisitos diversos e já cheguei a discutir arduamente com outros editores por terem colocados artigos meus para serem apagados e com ameaça de ser bloqueado. Alguns editores realmente agem por má-fé, mesmo quando algum artigo respeita os requisitos”, diz ele.

O jovem já criou artigos sobre coisas de Patos, inclusive de personalidades políticas, a exemplo do ex-deputado estadual e prefeito afastado Dinaldo Filho (PSDB) e do ex-prefeito e atual deputado estadual Nabor Wanderley (PRB). “Já criei muitos artigos de personalidades políticas e de outras coisas relacionadas a Patos, como o artigo da Alça Sudeste, distrito de Santa Gertrudes e IFPB Campus Patos”.

Ele não cria somente artigos, mas realiza outras tarefas, a exemplo de editar artigos já criados, traduzir artigos em outros idiomas para o português, combater vandalismos de edições feitas por usuários anônimos que querem estragar o projeto (tanto que já adquiriu o status de reversor e autorrevisor). “A Wikipédia é um projeto de enciclopédia séria e que merece respeito, mas não deixa de ter sua parte cômica. Já flagrei diversas vezes usuários vandalizando artigos. Em um desses flagrantes percebi que um determinado usuário colocou no artigo do ministro Teori Zavascki uma edição textual alterando seu nome para: Teori’a da Conspiração” relata o jovem, em alusão ao acidente aéreo que o antigo relator dos processos da Operação Lava Jato, no Supremo Tribunal Federal (STF), veio a falecer e que deixou brechas para vários mistérios.

Pedro lamenta que nem tudo que ele escreve permaneça no site, pois tudo depende de critérios estabelecidos pela Wikipédia. Biografias, por exemplo, tem que ser de pessoas notórias (a exemplo de Lula e Roberto Carlos) para que tenham condições de existirem. “Lamento que num mundo tão globalizado, uma enciclopédia ainda não aceite todo tipo de conteúdo. Faço artigos bem intencionados e alguns são excluídos por algum motivo. Considero isso um ataque à questão do acesso à informação, pois em vez de prover conteúdo com facilidade para as pessoas, isso se encaixa como um retrocesso. A Wikipédia ainda precisa avançar mais”.

São alguns dos seus artigos criados: Carlos Marun (ex-deputado federal do Mato Grosso do Sul), chuvas de meteoros Epsilon Gruids e August Caelids (as primeiras descobertas por brasileiros), Wilson Leite Passos (político do Rio Janeiro que foi autor do pedido de impeachment do presidente Getúlio Vargas), Turmalina Paraíba (gema rara e cara encontrada no distrito de São José da Batalha, no município de Salgadinho-PB), Eduarda Brasil (vencedora do The Voice Kids 2018), Twoo (rede social) etc.

O jovem deseja ser jornalista e já é proprietário de portal de notícias diariamente atualizado: o Patos Metropolitano, que surgiu no dia 02 de novembro. Além disso, ele colabora com outros sites da região, como o portal Folha Patoense.

O que é a Wikipédia?

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável??, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença – mesmo para fins comerciais – desde que respeitando os termos e condições de uso.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários. Eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, na qual os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição dos interessados em contribuir, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo.

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo, a verificabilidade da informação ou notoriedade do tema. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário