Compartilhe!

Nesta terça-feira, 31, é comemorado o aniversário de 56 anos de Ipueira, município da região de Caicó, no Rio Grande do Norte, que faz limite com São Mamede, São José de Espinharas e Várzea, municípios paraibanos da Região Metropolitana de Patos.

O município tem uma população de 2.241 habitantes, de acordo com a estimativa 2018 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O atual prefeito do município é José Morgânio Paiva (MDB), conhecido como Galego de Paiva, e o presidente da Câmara Municipal é o vereador Ademir José de Medeiros (PSD).

Distante 318 km da capital potiguar Natal, quem nasce em Ipueira recebe o gentílico de “ipueirense”. Sua área territorial é 127,348 km² e no passado foi distrito do município de São João do Sabugi. O topônimo “Ipueira”, de acordo com o site “Viajando Todo o Brasil”, significa “lagoeiro, alagado pelo transbordamento de rio ou lagoa, ou ainda, charcos que permanecem algum tempo na superfície do terreno”.

Ipueira já pertenceu aos municípios de Serra Negra do Norte-RN e São João do Sabugi (este último do qual foi desmembrado em 31 de dezembro de 1963).

Pedro Jorge – pjpedrojorge2016@gmail.com

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário