Compartilhe!

No dia de ontem (terça, 31/12/2019) o Portal Folha Patoense divulgou que com as boas chuvas caídas no Vale do Piancó já corria água no Rio Piancó à altura do município de Coremas. As águas correm para o Açude Estevam Marinho (Açude de Coremas), em Coremas, o maior manancial da Paraíba e que abastece dezenas de municípios do Sertão.

No último dia do ano choveu muito em todo o Sertão da Paraíba e 2020 começou sob chuva na maior parte da região. Nesta quarta-feira, 01/01/2020, o Rio Aguiar, amanheceu em cheia, levando água para a Barragem de Mãe D’água, segundo maior manancial do estado. O Açude de Coremas e a Barragem de Mãe D’água formam o complexo Coremas-Mãe D’água, com capacidade de armazenar e 1,358 bilhões de metros cúbicos. São mananciais importantíssimos para a pesca, a produção agrícola e o abastecimento de dezenas de cidades na região.

Não é comum ver os rios da região já correndo água no primeiro dia do ano. Tal fato deixa os sertanejos animados, com esperança de que o Sertão tenha um grande inverno.

Veja vídeo feito no Rio Aguiar, no município de mesmo nome, na manhã desta quarta-feira, 01/01/2020.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário