Satélites Starlink em seu rack de lançamento, pouco antes de serem liberados em órbita
Compartilhe!

O terceiro grupo da constelação de satélites Starlink-2 da Space-X foi lançado na noite passada e poderá ser visto no início da noite desta terça-feira,07/01, a partir da Paraíba, se as condições meteorológicas permitirem.

Trem de satélites” Starlink registrado por Marco Langbroek na Holanda em 24 de maio de 2019

Os dados ainda são preliminares e podem sofrer algumas alterações até lá, mas se mantiverem a previsão, eles devem passar a oeste indo da direita para a esquerda, entre 18:45 e 18:47.

Mapa da passagem dos satélites Starlink essa noite
Mapa celeste da passagem do satélites Starlink para um observador em Patos

Eles não devem estar muito brilhantes e talvez seja difícil enxergar a olho nu, mas será uma excelente oportunidade de vê-los em sua formação inicial como uma sequência de pontos luminosos cruzando o céu. Com o passar do tempo, eles vão se afastando uns dos outros para assumirem sua órbita definitiva ao redor da Terra.

No litoral do estado, eles estarão baixos no horizonte, mas quando mais a oeste estiver o observador, mais alto e mais luminosos estarão.

No total, 60 satélites foram colocados em órbita essa noite por um foguete Falcon-9 da Space-X, lançado de Cabo Canaveral (Flórida) às 23:19 desta segunda (horário de Brasília).

Foto do lançamento do Falcon-9 na noite passada a partir de Cabo Canaveral na Flórida
Marcelo Zurita – (83) 99926-1152
APA – Associação Paraibana de Astronomia
BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros
SAB – Sociedade Astronômica Brasileira
Deixe seu comentário