Início Locais A triste realidade do Açude Itans, em Caicó

A triste realidade do Açude Itans, em Caicó

Açude Itans, em Caicó (Foto: F Silva)

Esta foto mostra a triste situação do Açude Itans da cidade de Caicó, que tem capacidade para 85 milhões de metros cúbicos de água. Com os últimos anos de seca, com uma grande quantidade de reservatórios que foram construídos na bacia do no estado da Paraíba e do RN, fica cada dia mais difícil, o reservatório receber um grande volume de água.

No estado da Paraíba tem o açude da cidade de Santa Luzia com capacidade de  11.960.250 metros cúbicos, na cidade de Ouro Branco tem o Açude Esguicho com capacidade de 27.937.310 metros cúbicos. Da cidade de Ouro Branco até o açude Itans, tem dezenas de açudes e barragens de agricultores, que devem totalizar uns 50 milhões de metros cúbicos de água que antes eram toda escoada para o reservatório caicoense. Sem ser pessimista, mas para o açude Itans voltar a sangrar, será necessário um inverno superior a 1.500 mm.

Um solução para melhorar a bacia do acude Itans, criando uma possibilidade do reservatório caicoense vota a atingir sua lâmina de sangria, seria a abertura de um canal ligando o rio Seridó, ao Riacho do Manhoso, na área da barragem Passagem das Traíras, projeto este que foi elaborado, sempre defendido pelo ex-deputado estadual, Dadá Costa.

Açude Itans, em Caicó (Foto: F Silva)

Edison Silva

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!