Compartilhe!

Numa parceria entre a EMPAER, Comitê de Energia Renovável do Semiárido/Projeto Cuidando da Nossa Casa Comum, Secretarias da Agricultura e da Ação Social do Município de Malta, Rede Sementes Florestais Caatinga Viva, Agricultores e Agricultoras, foi realizada na manhã desta terça, 14 de janeiro, uma ação socioambiental nas comunidades Areias e Salobro, em Malta, na Região Metropolitana de Patos.

Na ocasião foram distribuídas e plantadas dezenas de mudas de árvores nativas da caatinga bem como de diversas espécies frutíferas como pinha, goiaba, graviola e umbu. A atividade foi muito positiva e teve também a inspiração da Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si (Louvado Seja), na qual o pontífice alerta para uma tomada de consciência da sociedade a respeito dos cuidados com a Terra e a Natureza (Nossa Casa Comum).

As famílias e os parceiros envolvidos na atividade assumiram o compromisso de acompanhar o desenvolvimento das mudas plantadas e refletir continuamente sobre a atual realidade e impactos das Mudanças Climáticas. Ficou como perspectiva de uma nova atividade coletiva a última semana do mês de março, período em que se comemora a semana da árvore no semiárido brasileiro.

Também ficou como indicativo se realizar atividades semelhantes no Dia Nacional da Caatinga (28 de abril) e no Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). Os organizadores do evento agradecem também à professora e engenheira Florestal Maria do Carmo Learth, da UFCG Campus Patos, pela parceria e doação de diversas mudas frutíferas e de espécies nativas do bioma caatinga.

Parabéns Anchieta Assis e demais parceiros deste projeto cheio de mística inspirados no Papa Francisco.

Ouça o áudio da animadora da comunidade Deuziene Helena:

Veja o vídeo:

Comitê de Energia Renovável e Pascom

Deixe seu comentário