Início Cultura Artistas transformarão comunidade rural de Areia-PB em uma galeria de arte a...

Artistas transformarão comunidade rural de Areia-PB em uma galeria de arte a céu aberto

No mês de janeiro, a comunidade rural Chã de Jardim, na cidade de Areia, interior da Paraíba, receberá uma visita especial. É o projeto ‘Galerias – arte em comunidade’, que reuniu doze artistas visuais, de todo o Brasil, para, entre os dias 21 e 30 de janeiro, levar arte e transformar a pequena comunidade em uma galeria a céu aberto.

O projeto teve a iniciativa do artista plástico Guataçara Monteiro e de João Paulo Pessoa, que convidaram artistas de diferentes regiões do Brasil para, voluntariamente, intervirem no muro de casas da comunidade paraibana, cada um com seu estilo e linguagem, mas sempre reforçando os temas locais, como a natureza e a cultura nordestina.

“Percorrendo o país, observei a necessidade de levar artes plásticas a pessoas que têm dificuldade de acesso à museus e galerias. É a nossa forma de contribuir pela difusão e educação artística do nosso povo”, conta Guataçara.

Entre os artistas, estão grandes nomes da arte no Brasil e no mundo, como o paraibano Clóvis Júnior, um dos principais nomes da Arte Naif da América Latina; Vespa, grafiteiro com reconhecimento mundial; além dos artistas Douglas Reis (SP), Perron Ramos (PE), Dennis Mota (PB), Guilherme Mendicelli (SP), Márcio Bizerril (PB), Bruno Brito (SP), Eliana Chaves (AM), Walfredo de Brito (PB) e Guataçara Monteiro (SP), que já expôs em diferentes regiões do Brasil, assim como na França e EUA.

A fotógrafa Amanda Mello (PA) além de registrar o processo, produzirá um documentário que será veiculado nas mídias sociais a partir de maio de 2020, com o objetivo de estimular mais projetos desta natureza.

Diversos moradores da comunidade, que conta com aproximadamente 200 famílias, já se organizaram para acompanhar de perto a realização dos trabalhos, permitindo um intercâmbio cultural entre os artistas e a população local. A líder comunitária de Chã de Jardim, Luciana Balbino, ficou muito entusiasmada com a iniciativa. “Muitos de nós nunca visitamos uma galeria ou tivemos contato mais próximo com a arte. Vamos ganhar culturalmente e também economicamente, porque vamos atrair ainda mais turistas, estimulando a economia sustentável de nossa comunidade”, reforça.

“A comunidade de Chã de Jardim já realiza uma série de ações com jovens, estimulando o empreendedorismo sustentável e o ecoturismo. O projeto Galerias quer contribuir ainda mais para o empoderamento social que já acontece por lá”, reforça o idealizador do projeto.

Contribua – Se você gostou da iniciativa e quer contribuir para a realização, é possível participar do financiamento coletivo do projeto no site do Catarse, pelo link: Catarse Galerias.

Guilherme Mendicelli – Assessor de Imprensa
gmendicelli@uol.com.br – (12) 988662254

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!