Chuva alaga ruas de Campina Grande (Foto: Imagem compartilhada no WhatsApp)
Compartilhe!

Lagoa Seca, Esperança, Bom Sucesso, São João do Rio do Peixe e Campina Grande foram, nesta ordem, os municípios que registraram maior volume de chuvas nessa terça-feira (21), segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Bom Sucesso e São João do Rio do Peixe ficam no Sertão; Lagoa Seca e Esperança estão na região de Campina.

O período de maior intensidade das chuvas foi das 15h às 17h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou alerta de perigo potencial de chuvas para 164 cidades. O aviso é válido até as 10h desta quinta-feira (23). Veja lista completa no fim da matéria.

Em Lagoa Seca, choveu 82,5 milímetros, o equivalente a 84% de todo volume registrado no mês e 72,95% a mais do que historicamente é esperado para janeiro (47,7 milímetros). Em Esperança, choveu 61,20 milímetros, que corresponde a 96,68% do acumulado de janeiro. Já em Bom Sucesso, foram registrados 53 milímetros, que representa 41% do volume mensal. Em São João do Rio do Peixe, choveu 43 milímetros, que corresponde a 29,49% de tudo que choveu no mês. Em Campina Grande, foram 41,7 milímetros, número que equivale a 92,05% do acumulado de janeiro e supera em 9,73% o que era esperado para todo o mês (38 milímetros).

Completam o ranking de 10 municípios onde mais choveu: Patos (38,8 milímetros), Catolé do Rocha (36,5 milímetros), Riacho dos Cavalos (27,1 milímetros), Brejo do Cruz (26,3 milímetros) e Damião (23,7 milímetros).

Ao Portal Correio, bases do Corpo de Bombeiros confirmaram a ocorrência de pancadas de chuvas nessas regiões, mas disseram que não registraram transtornos. Em Campina Grande, onde houve temporal nessa terça-feira, os problemas foram controlados cerca de uma hora após o período de maior intensidade das chuvas.

Volume de chuvas

Chuvas causaram transtornos em Campina Grande, inclusive acidentes de trânsito (Foto: Divulgação/STTP)

Em Campina, foram mais de 40 áreas de alagamento, árvores caídas, canais que transbordaram, casas invadidas pelas águas, além de acidentes automobilísticos causados pela força da enxurrada nas ruas da cidade.

Reservatórios
Dos 134 reservatórios de água monitorados pela Aesa, apenas um está sangrando, o São José 2, situado em Monteiro. Cinquenta e um açudes possuem capacidade superior a 20% e outros 49 estão em observação, com volumes que vão de 5% a 20%. Trinta e três reservatórios estão em situação crítica, com menos de 5% de sua capacidade.

Orientações

O Inmet orienta que moradores de áreas afetadas por fortes chuvas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas de propaganda durante as ocorrências. Também é recomendado que se evite usar aparelhos ligados à tomada. Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Proteção contra raios

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é o país com maior incidência de raios no planeta. A cada 50 mortes por raios no mundo, uma acontece aqui. São cerca de 110 mortes e mais de 200 feridos por ano em terras brasileiras. Um estudo mostra que 80% das circunstâncias em que acontecem mortes poderiam ter sido evitadas se as pessoas soubessem como se proteger. Uma cartilha com recomendações é disponibilizada pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica. Para adquirir, basta enviar e-mail para elat@inpe.br solicitando o arquivo.

Cuidados no trânsito durante chuvas

Acidentes de trânsito são comuns em dias de chuva. No temporal dessa terça em Campina Grande, por exemplo, foram registradas três colisões. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), o principal perigo é a aquaplanagem. O acidente ocorre quando os pneus não entram em contato total com o asfalto devido a uma poça rasa de água que o deixa escorregadio, fazendo com que o veículo derrape. Veja dicas da STTP para evitar acidentes:

Manter uma distância segura com relação ao veículo da frente para evitar colisões. O descumprimento dessa orientação é o principal fator de acidentes nesta época;
Trafegar com velocidade reduzida e atenção redobrada;

Manter palhetas para uso do limpador de para-brisa e o farol baixo sempre ligado;
Evitar olhar diretamente para os faróis dos carros que estiverem vindo na direção contrária. A luz é multiplicada pela pista molhada e os pingos de chuva no parabrisa, o que prejudica a visibilidade.

Prevenção de alagamentos

O comandante do Corpo de Bombeiros em Campina Grande, tenente-coronel Jean Benício, diz que a população pode ajudar na prevenção de alagamentos. Ele explica que não jogar lixo nas ruas, manter ralos desobstruídos e telhados limpos são fatores que contribuem para a redução de transtornos em períodos chuvosos, uma vez que precipitações intensas arrastam entulhos para galerias.

Cidades com risco de alto volume de chuvas
Água Branca
Aguiar
Alagoa Grande
Alagoa Nova
Alcantil
Algodão De Jandaíra
Amparo
Aparecida
Arara
Areia
Areia De Baraúnas
Areial
Aroeiras
Assunção
Baraúna
Barra De Santa Rosa
Barra De Santana
Barra De São Miguel
Belém Do Brejo Do Cruz
Bernardino Batista
Boa Ventura
Boa Vista
Bom Jesus
Bom Sucesso
Bonito De Santa Fé
Boqueirão
Brejo Do Cruz
Brejo Dos Santos
Cabaceiras
Cachoeira Dos Índios
Cacimba De Areia
Cacimba De Dentro
Cacimbas
Cajazeiras
Cajazeirinhas
Camalaú
Campina Grande
Caraúbas
Carrapateira
Casserengue
Catingueira
Catolé Do Rocha
Caturité
Conceição
Condado
Congo
Coremas
Coxixola
Cubati
Cuité
Curral Velho
Damião
Desterro
Diamante
Emas
Esperança
Fagundes
Frei Martinho
Gado Bravo
Gurjão
Ibiara
Igaracy
Imaculada
Ingá
Itaporanga
Itatuba
Jericó
Joca Claudino
Juazeirinho
Junco Do Seridó
Juru
Lagoa
Lagoa Seca
Lastro
Livramento
Malta
Manaíra
Marizópolis
Massaranduba
Matinhas
Mato Grosso
Maturéia
Montadas
Monte Horebe
Monteiro
Mãe D’Água
Nazarezinho
Nova Floresta
Nova Olinda
Nova Palmeira
Olho D’Água
Olivedos
Ouro Velho
Parari
Passagem
Patos
Paulista
Pedra Branca
Pedra Lavrada
Piancó
Picuí
Pocinhos
Pombal
Poço Dantas
Poço De José De Moura
Prata
Princesa Isabel
Puxinanã
Queimadas
Quixabá
Remígio
Riacho De Santo Antônio
Riacho Dos Cavalos
Riachão Do Bacamarte
Salgadinho
Santa Cecília
Santa Cruz
Santa Helena
Santa Inês
Santa Luzia
Santa Teresinha
Santana De Mangueira
Santana Dos Garrotes
Santo André
Serra Branca
Serra Grande
Serra Redonda
Soledade
Solânea
Sossêgo
Sousa
Sumé
São Bentinho
São Bento
São Domingos
São Domingos Do Cariri
São Francisco
São José Da Lagoa Tapada
São José De Caiana
São José De Espinharas
São José De Piranhas
São José De Princesa
São José Do Bonfim
São José Do Brejo Do Cruz
São José Do Sabugi
São José Dos Cordeiros
São João Do Cariri
São João Do Rio Do Peixe
São João Do Tigre
São Mamede
São Sebastião De Lagoa De Roça
São Sebastião Do Umbuzeiro
São Vicente Do Seridó
Taperoá
Tavares
Teixeira
Tenório
Triunfo
Uiraúna
Umbuzeiro
Vieirópolis
Vista Serrana
Várzea
Zabelê

 

Portal Correio

Deixe seu comentário