Arquivo Folha Patoense
Compartilhe!

Esperança, Lagoa Seca e Bom Sucesso, no Agreste e Sertão paraibanos, foram as cidades da Paraíba com maiores volumes de chuvas, entre a segunda-feira (20) e a quarta-feira (22). De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), em Lagoa Seca choveu 82,5 mm, quase o dobro do volume que estava previsto para todo o mês de janeiro, que era de 47,7 mm.

Campina Grande ocupou a quarta posição no ranking de municípios com maiores volumes de chuvas, com 41,1 mm em 48 horas de monitoramento. Na cidade, as chuvas causaram desabamentos, alagamentos e acidentes de trânsito.

Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, as chuvas foram provocadas pela combinação das altas temperaturas com o alto teor de umidade presente no ar.

“Isso faz com que exista a formação de nuvens do tipo cumulonimbus. Elas costumam trazer chuvas fortes acompanhadas por trovoadas. São as chamadas chuvas de verão”, explicou.

A previsão do tempo para esta quinta-feira (23) apara o Agreste do estado, conforme a Aesa, é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas esparsas. A temperatura mínima esperada é de 20º e a máxima, de 32º.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para 69 cidades do Sertão do estado da Paraíba. O aviso foi emitido às 10h desta quinta-feira (23) e permanece até as 10h de sexta-feira (24).

G1 PB

Deixe seu comentário