Saíra-militar fotografada por Renato Bandeira, no Pico do Jabre, em Matureia.
Compartilhe!

O fotógrafo pessoense Renato Bandeira fez um belo e raro registro fotográfico no Pico do Jabre, ponto culminante da Paraíba, localizado no município de Matureia, Região Metropolitana de Patos. “Ele fotografou uma saíra-militar (Tangara cyanocephala cearensis ) na quinta edição do evento ‘Passarinhando no Jabre’, que aconteceu em outubro de 2019. Este registro é incrível porque esta subespécie é criticamente ameaçada e só existe no Pico do Jabre e na Serra do Baturité (CE). Por isso o Fórum Permanente Salve o Pico do Jabre fica implorando às autoridades uma atenção para com esse patrimônio ambiental paraibano”, disse o pastor John Philip Medcraft.

Essa ave também é conhecida como  saíra-de-lenço e saíra-de-pescoço-vermelho, dentre outros nomes. Saiba mais sobre o pássaro Saíra-militar

Passarinhando no Jabre

O Passarinhando no Jabre é um evento que acontece anualmente (este ano será realizada a sexta edição) e cujo objetivo é manter um contato com a natureza da região do Pico do Jabre. O encontro sempre acontece no Casarão do Jabre, no Sítio Amparo, e nele uma série de atividades são desenvolvidas.

Fórum Permanente Salve o Pico do Jabre

O Fórum Permanente Salve o Pico do Jabre objetiva buscar políticas e meios que possam ajudar e melhorar esse importante patrimônio natural da Paraíba, uma área que precisa ser preservada. Um dos envolvidos no Fórum é o pastor John Philip Medcraft, grande defensor da natureza em Patos e região. Pastor John mantém a Reserva Ecológica Verdes Pastos, em São Mamede, a única reserva ecológica da região de Patos e que preserva a diversa da flora e fauna da Caatinga.

Renato Bandeira

Renato Bandeira é conhecido por fotografar as belezas do Sertão paraibano. Suas imagens já foram destaque em matérias anteriores do portal Folha Patoense. Veja.

Fotógrafo Renato Bandeira faz belas imagens do Sertão

Astrofotógrafos fazem fotos de rara beleza no Encontro Estadual em Matureia

Renato Bandeira já foi escolhido quatro vezes como “Imagem do Dia” da National Geographic e está atualmente no Ranking Top 20 de fotógrafos brasileiros da 35Awards.

Facebook: siga o Fórum Permanente Salve o Pico do Jabre

Facebook: siga a Reserva Ecológica Verdes Pastos

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Imagem: Renato Bandeira

 

 

Deixe seu comentário