Compartilhe!

Servidoras do SAMU, em contato com a Folha Patoense, disseram que foram surpreendidas ao chegarem ao plantão no dia 27 de janeiro, e perceberem que o espaço para repouso feminino (utilizado para descanso, troca de roupas e uso do banheiro) passou a ser ocupado também por estagiários de Medicina da UNIFIP (Centro Universitário de Patos), inclusive homens, violando a privacidade das mesmas já que foi até dado cópia da chave do quarto aos estudantes.

As servidoras tentaram conversar com a coordenação para buscar uma solução para o problema, como por exemplo, colocar os homens para ficar no repouso masculino, no entanto a coordenação  deixou claro que a ordem será mantida e os estudantes continuariam ocupando o quarto, enfatizando que as servidores deveriam fazer o que mandam sem consulta prévia da opinião das profissionais.

Elas alegam que o mínimo de conforto adquirido no serviço foi graças às mesmas já que a montagem de cama, instalação de ar condicionado entre outros foi feito com o próprio dinheiro das servidoras e não da gestão.  Outro ponto que as servidoras alegam são as ameaças de fechamento da Central de Material e Esterilização – CME e expurgo durante à noite. Esse setor é responsável pela limpeza do material sujo contaminado das ambulâncias que socorrem desde pacientes vítimas de acidentes automobilísticos como também pacientes acometidos por doenças infectocontagiosas,  o que resultaria na acumulação de sujidade e proliferação de micro-organismos no SAMU. O objetivo da coordenação é reduzir a quantidade de profissionais podendo assim ser feito as transferências das servidoras para outros serviços. “É uma perseguição desnecessária. Sempre contribuímos para o serviço , até material como luvas, detergente e outros já compramos com o nosso dinheiro para não prejudicar o atendimento à população, e mesmo assim estamos a todo momento sendo surpreendidas com situações como essa por exemplo,”  relata uma servidora que não quis se identificar dizendo que tem tem medo de retaliação.

A Folha Patoense entrou em contato com a coordenadora do Samu, Maria Elba de Medeiros, às 10h17min desta segunda-feira, 03, para ouvir a versão da direção sobre os fatos acima denunciados. A coordenadora disse que estava entrando em uma reunião e que logo que saísse retornaria a ligação para comentar sobre o caso. Como o retorno não aconteceu a Folha Patoense disponibiliza seu email para que a resposta seja enviada: folhapatoense@gmail.com.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com 

 

Deixe seu comentário