Compartilhe!

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Patos, realiza testes rápidos para diagnóstico do HIV, sífilis e hepatites B e C, de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Para ter acesso gratuito aos testes, basta comparecer e apresentar qualquer documento com foto, e principalmente o cartão do SUS.

Só em janeiro deste ano, o CTA realizou um total de 350 testes rápidos, com apenas um confirmatório para o HIV.

Já o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), funciona para dar assistência ao pacientes portadores do HIV. Atualmente o SAE atende a média de 180 pacientes portadores do vírus, sendo este quantitativo referente à cidade de Patos e região.

Meryelle Medeiros, coordenadora dos dois serviços, ressaltou que o SAE também dispõe de uma farmácia específica que distribui mensalmente os medicamentos para os pacientes com HIV, e ainda fornece o leite para a as mães portadoras do vírus, que consequentemente estão impedidas de amamentar.

Na terça-feira, o CTA/ SAE disponibiliza o teste tuberculínico (PPD), para diagnóstico da tuberculose.

Na quarta-feira, ocorre a oferta dos exames de CD4 para portadores de HIV, e carga viral, para pacientes com HIV e hepatites B e C. A melhoria é que, antes os dois exames eram feitos unicamente em João Pessoa. Para agilizar o processo, atualmente o município de Patos realiza a coleta e logo em seguida envia para a capital.

Ainda nesse contexto, um dos procedimentos importantes que o CTA/SAE realiza para melhoria da saúde pública é a distribuição gratuita de preservativos nas unidades básicas de saúde.

O CAT/SAE está localizado na rua Alto Casteliano, número 1.352, no bairro Maternidade.

Assessoria

Deixe seu comentário