Compartilhe!

Equipes do Corpo de Bombeiros de Patos estiveram na Rua Pedro Caetano, Centro da cidade, para fazer o corte e remoção da enorme árvore da espécie craibeira que caiu no final da tarde desta segunda-feira(10) após uma chuva que durou apenas vinte minutos acompanhada de fortes rajadas de ventos.

A árvore centenária que fica em frente à Secretaria de Educação, caiu por cima de um carro que estava estacionado, causando caos no trânsito, e ainda prejudicando a rede elétrica. Por conta disso, faltou energia no setor durante toda a noite.

Os funcionários da Educação ficam isolados sem poder sair do prédio até a chegada do Corpo de Bombeiros que fez a remoção da árvore.

Somente na manhã terça-feira, 11, segundo informações do Major Galvão, do Corpo de Bombeiros, é que foi possível fazer a operação de remoção após a Energisa fazer o desligamento da rede elétrica para que os homens trabalhassem com mais segurança.

De acordo com Galvão, não foi toda a árvore que caiu, mas somente parte dela. “Como ela é muito grande e alta, o estrago foi imenso, derrubando fiação e causando danos materiais. Felizmente, ninguém saiu ferido”, relatou ele.

Também conhecida como caraibeira, caraíba, paratudo-do-campo, carobeira, craiba, cinco em uma e ipê amarelo do cerrado, a craibeira ocorre naturalmente em regiões de caatinga, cerrado e pantanal. De 12 a 20 metros de altura, possui tronco tortuoso de casca grossa com 30 a 40 centímetros de diâmetro, cuja madeira é bastante utilizada na carpintaria. As mudas da craibeira têm crescimento relativamente lento, florescem em setembro e frutificam em outubro.

Chuva acompanhada de ventos fortes

Foram necessários apenas 20 minutos para uma forte chuva que caiu sobre a cidade de Patos, no interior da Paraíba, na tarde desta segunda-feira, 10, acompanhada de fortes ventos, para causar muitos estragos por toda Capital do Sertão. No bairro do Salgadinho, um pluviômetro registrou 45 mm.

Fortes rajadas de ventos deixaram a população aflita. Quem estava no meio da rua e foi pego de surpresa tentou se abrigar como pôde, mas a ventania acabou derrubando árvores.

Apesar dos fortes ventos, foram apenas 45mm de precipitação pluviométrica, mas o bastante para alagar ruas e avenidas, principalmente no Centro.

Algumas ruas estão com o trânsito complicado e faltando energia. Os bombeiros já estão em ação.

Na Praça do Fórum Bivar Olyntho, no bairro Brasília, uma árvore foi ao chão após a ventania.

Uma árvore na escola de línguas Cultura Inglesa também caiu.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

Deixe seu comentário