Início Saúde Hospital do Bem de Patos realiza “grito de carnaval” e surpreende pacientes

Hospital do Bem de Patos realiza “grito de carnaval” e surpreende pacientes

Pacientes e funcionários entraram no clima de carnava

No Hospital do Bem, de Patos, a tristeza não faz morada e o que impera é a alegria, a esperança, o amor, a empatia e, sobretudo, a humanização. E foi a partir dessa vivência cotidiana de que a rotina da unidade vai muito além dos medicamentos prescritos, das consultas realizadas, dos tratamentos e cirurgias realizadas que, no começo da manhã desta quarta-feira (19), pacientes, colaboradores e acompanhantes foram surpreendidos com um grito de carnaval, com direito a bandinha de frevo passando por vários setores da unidade, seguido de um momento de conversa sobre a importância da alegria na terapêutica dos pacientes e, por fim, um lanche coletivo. A ação também foi realizada nas dependências do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, ao qual o Hospital do Bem está integrado.

Lindacir Pastor Guedes, 50 aos, moradora de Desterro, que é paciente da unidade onde foi acolhida para tratar de um câncer de mama, finalizou seu tratamento quimioterápico no ano passado, mas ainda realiza consultas de acompanhamento e hormonioterapia e foi uma das pacientes que se encantou com a ação carnavalesca. “Eu achei uma coisa muito importante. Foi uma surpresa muito agradável. Achei lindo, aliás tudo neste hospital é interessante. Chegar aqui hoje para pegar uma medicação e encontrar uma banda de frevo, uma festa, uma alegria dessa, essa comemoração e os pacientes tudo se divertindo, foi muito bonito”, disse ela. Dona Lindacir lembrou ainda que mais que o tratamento, os pacientes precisam de força. “Vocês nos dão muita força, porque a gente que se depara com um câncer precisa de força para subir, senão a gente só cai, só se deita”, concluiu ela.

“A receptividade de nossa ação estava estampada nos olhares, nos risos, na alegria e na forma como todos se integraram ao evento, seja dançando, se abraçando uns aos outros ou mesmo se alegrando com as músicas tocadas. Foi muito emocionante ver a alegria dos pacientes com essa ação”, destaca a diretora geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, Liliane Sena. O Hospital do Bem atua com atendimentos exclusivos na área oncológica.

A oncologista Nayarah Castro destaca a importância de promover ações que estimulem a alegria, que humanizem o ambiente hospitalar. “Foi unanimidade a aceitação de nossos pacientes à iniciativa, que promoveu um momento de integração e alegria contagiantes e conseguimos até, por um momento, que eles esquecessem que estavam em tratamento e vivenciarem a alegria do carnaval. A proposta de associar nosso ambiente a alegria e não a tristeza ficou ainda mais forte hoje com essa iniciativa”, destaca a médica que também entrou no clima de carnaval.

Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!