Estudantes fazem saudação nazista em sala de aula de escola particular no Recife e postam imagem nas redes sociais — Foto: Reprodução/Redes sociais
Compartilhe!

Adolescentes de 17 anos que estudam no Colégio Santa Maria, um dos mais tradicionais da rede particular, fizeram saudações nazistas em uma sala de aula da escola, na Zona Sul do Recife. A imagem, postada nas redes sociais na quarta-feira (4), mostrava o grupo participando de uma ação de campanha para a escolha do orador de uma turma do ensino médio. A direção suspendeu os alunos até a terça-feira (17).

Na foto postada na conta @militância.2020, no Instagram, aparece um jovem de roupas pretas, em cima de um tablado na sala de aula, e os colegas, de frente para ele, com camisetas claras. Todos estão com um dos braços esticados e o outro nas costas, como faziam os seguidores do nazismo, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

No texto, o jovem é apresentado como interessado em ocupar o cargo de orador e usa expressões que ficaram conhecidas pelos simpatizantes de Adolf Hitler, chanceler da Alemanha, na guerra ocorrida no século 20. A conta em que a imagem foi postada foi removida da internet.

“É com muito prazer que apresento-lhes F.B. para candidato a orador. Ele promete ser o novo fürrer da séria nessa caminhada para a construção de um inovador reich”, diz a postagem.

Na apresentação, o rapaz é mostrado como “aquele que atende todos os requisitos para ser o melhor orador da história do colégio”.

Além disso, a conta tem assinaturas com referências a outros termos do nazismo. Estão lá as expressões #Ariano e #QuartoReich.

Texto postado nas redes sociais faz referência expressões do nazismo como ‘fürrer’ e ‘reich’ — Foto: Reprodução/Redes sociais

De acordo com a Diretoria de Marketing do Santa Maria, os estudantes estudam no terceiro ano do ensino médio. Ainda segundo a diretoria, eles e seus pais e responsáveis participaram de uma reunião, nesta quinta (5), com a direção da escola.

Também nesta quinta, o Santa Maria publicou uma nota e disse que “tomou as medidas cabíveis”. Segundo a direção de marketing, entre elas está a suspensão por prazo determinado.

Além disso, a escola afirma que não apoia nenhum comportamento que vá contra os valores cristãos e éticos e em relação à valorização à vida e o respeito a todas as raças, povos e crenças.

“Em nome do colégio, pedimos desculpas a todos aqueles que se sentiram ofendidos”, diz a nota divulgada pelo Santa Maria.

Demissão de secretário

Uso de expressões nazistas provocou a demissão do secretário especial da Cultura do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Roberto Alvim.

Ele fez um discurso, divulgado em 16 de janeiro deste ano, semelhante ao do ministro de Adolf Hitler da Propaganda da Alemanha Nazista, Joseph Goebbels, antissemita radical e um dos idealizadores do nazismo.

Assim como Goebbels havia afirmado em meados do século XX que a “arte alemã da próxima década será heroica” e “imperativa”, Alvim afirmou que a “arte brasileira da próxima década será heroica” e “imperativa”.

G1 PE

Deixe seu comentário