Açude do Jatobá, em Patos (Foto: Wandenilton Medeiros)
Compartilhe!

Neste domingo, 08, o Açude do Jatobá está sendo frequentado durante todo o dia por banhistas. Alguns armaram tendas com pequenos comércios de água e de bebida. Também se verificou a presença de muitos veículos no local. Após as boas chuvas caídas na região, o manancial segue recebendo água.

O Corpo de Bombeiros de Patos vem emitindo alerta para os cuidados que os banhistas devem nos rios e açudes da região.

Veja os principais cuidados que o banhista deve ter, segundo o tenente-coronel Saulo Laurentino, comandante do 3º Comando Regional Bombeiro Militar:

– O banhista deve evitar nadar sozinho;

– Não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água;

– Não se afastar muito da margem, pois isso facilita o socorro quando necessário for.

– Não saltar de locais elevados para dentro da água, como pontes, pedras, árvores e sangradouros;

– Evitar brincadeira de mau gosto, como simular um afogamento;

– Evitar banho durante chuvas fortes, pois existem riscos de raios e também existe o risco, dependendo se você reside em área de risco, da formação de correntezas que pode tornar esse banho muito perigoso;

– Ter cuidado redobrado com as crianças;

– Não tentar salvar pessoas que estejam se afogando sem se encontrar devidamente habilitado, condicionado fisicamente. Se isso acontecer, é importante fazer o uso de um objeto flutuante para que o socorro possa ser facilitado.

Meio ambiente:

Há um questionamento das pessoas em relação a esses banhos, pois o Açude do Jatobá é utilizado no abastecimento da cidade Patos. “Esses banhos deveriam ser proibidos, pois essa é a água que a gente consome”, disse uma moradora do conjunto Nova Conquista, que fica nas proximidades.

Veja o vídeo:

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Foto e vídeo: Wandenilton Medeiros

Deixe seu comentário