Açude do Jatobá na manhã deste domingo, 08. (Foto: Marconi Palmeira)
Compartilhe!

Com uma sequência inimaginável de fortes chuvas nas cabeceiras e as rotineiras enchentes do Riacho dos Mares, o Açude Jatobá na cidade de Patos-PB encontra-se neste domingo (08/03/20), Dia Internacional da Mulher faltando 4,13 metros para o seu transbordamento.

Na última sexta feira (06/03/20)a AESA divulgou que aquele manancial estava com 39,11%, mas esse índice já foi superado o que será conhecido na nova atualização amanhã após às 9:00.

Foram 81 centímetros de recarga nos últimos 8 dias.

O ano passado ficou faltando 4,26 cm para a sangria, ou seja, já superamos essa meta e estamos apenas no início de março.

Se as previsões meteorológicas forem confirmadas e ocorrerem chuvas fortes nas cabeceiras deste manancial, Patos poderá comemorar novamente depois de 11 anos um novo transbordamento do Açude Jatobá.

Colaborando também com essa recarga, em breve estaremos contando com a Barragem da Farinha que está muito próximo de iniciar a transferência de água pelo canal Farinha-Jatobá.

Logo cedo muitos curiosos, e banhistas já aproveitavam para se divertir nas águas frias do Jatobá, assim como, comerciantes ambulantes vendiam seus produtos.

O sonho da sangria parece estar longe, mas o inverno de março e abril pode fazer história.

Veja vídeo:

Texto e imagens – Marconi Palmeira – Empaer

Deixe seu comentário