Foto: Arquivo Folha Patoense
Compartilhe!

Por sua localização geográfica, baixo relevo e aproximação com os principais estados do Nordeste, a cidade receberá em breve o primeiro heliporto da Paraíba, dotado de completa infraestrutura, com operação 24 horas VFR (Visual Flight Rules) e um centro de serviços especializados com uma estrutura completa para pouso, decolagens e estacionamento de aeronaves, recepção de passageiros e pilotos.

O idealizador do projeto é o comandante Douglas, com larga experiência tanto como piloto de helicóptero em várias regiões do país, a exemplo da região Norte, e como gerente operacional de rodovias na Região Sudeste trazendo a experiência de socorro aeromédico e heliponto.

Heliporto:

O grande desenvolvimento verificado atualmente no transporte aéreo através de helicópteros tem como razões: as facilidades operacionais propiciadas pelo equipamento, os menores requisitos para sua infraestrutura, as dificuldades no trânsito das grandes cidades e, até, alguns aspectos de segurança no transporte de valores ou de pessoal.

Nos últimos anos, helicópteros têm sido as principais aeronaves comercializadas no país e, atualmente, o Brasil dispõe da sétima frota mundial de aeronaves de asa rotativa como complemento, atualmente são 2.106 registros.

Em Patos, o sistema funcionará como apoio para essa rede.

Alguém ou algum órgão que necessite da utilização desse meio de transporte entra em contato com o escritório da HELISOL em Patos e esta acionará o helicóptero mais próximo, facilitando o deslocamento mais rápido possível.

Outro serviço que também pode ser utilizado é na condução de artistas que pousam na cidade de Patos e precisam se deslocar à noite para as cidades próximas que não possuem aeródromos com iluminação noturna.

São inúmeros os benefícios que este serviço trará à região. Valendo salientar que nas urgências e emergências, o helicóptero pousa no heliponto do próprio hospital onde for deslocado. Já nos casos de deslocamento para aeroportos, o pouso se dará no próprio aeroporto, evitando perda de tempo no trânsito dos grandes centros.

Veja vídeo:

Marcelo Negreiros – Blog do Negreiros

Deixe seu comentário