CB Anderson, CB Filipe e SD Vinícius
Compartilhe!

Por volta das 09 horas da manhã da quarta-feira (11) o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, através do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, recebeu uma solicitação para atender a uma ocorrência no bairro Jatobá, em Patos.

02

3º SGT Martins

Tratava-se de uma criança que havia ingerido um objeto estranho e estava com as vias aéreas obstruídas, impedindo a respiração. Imediatamente foi deslocada até o local a viatura de resgate, a AR-49 composta pelo Cabo Anderson Medeiros, Cabo Filipe Vieira e o Soldado Vinícius Azevedo. Durante o deslocamento da viatura, o 3º Sargento Roberto Martins – telefonista da Central de Comunicações do 4º BMM – foi dando instruções à mãe da criança como proceder para desobstruir as vias respiratórias da criança.

O Sargento Martins, que tem 28 anos de corporação, conseguiu fazer a mãe realizar o procedimento conhecido como manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia por corpo estranho que fique preso nas vias respiratórias, fazendo a criança expelir parte do material e retomar os movimentos respiratórios.

Após a chegada da viatura, os bombeiros conseguiram retirar o restante do material estranho e transportou a criança e a mãe até o hospital para cuidados médicos.

O comandante do 4ºBBM, Major Danilo Galvão, falou sobre o caso e aconselha aos pais terem cuidado de não deixar objetos perigosos ao alcance das crianças, como fios, sacolas plásticas e brinquedos com peças pequenas, pois as crianças tem a tendência de colocar esses objetos na boca ou no rosto, o que pode causar asfixia. Segundo o major, caso aconteça esse tipo de ocorrência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

bombeirospatospb.blogspot.com

 

 

Deixe seu comentário