Compartilhe!

Nós que fazemos o Grupo Direita Patos repudiamos a publicação e propagação de Fake News, postada pelo site patosonline.com, da cidade de Patos.

A matéria exposta pelo site afirma que, o evento realizado pelo grupo Direita Patos, no dia 15/03, na cidade de Patos, contou com 20 participantes. Na verdade, o número de participantes foi bem superior ao informado pelo site. Tal matéria é assinada por Jozivan Antero, que não é Jornalista, mas é filiado a partido político de extrema esquerda.

Afirmamos também que o evento foi coberto por diversos veículos de imprensa, mas em momento algum os nossos organizadores presenciaram profissionais do site patosonline no local do evento. Consideramos importante que, para produzir material jornalístico verdadeiro, o profissional esteja presente no local o qual almeja publicar.

Cabe lembrar que a Lei nº 12.965, de 2014, conhecida como Marco Civil da Internet, estabelece diretrizes, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. A aprovação da lei viabiliza o amparo judicial para reduzir a propagação desenfreada das fake news. Além disso, os provedores de internet e locais de hospedagem ficam autorizados a remover conteúdos quando comprovado que a matéria publicada seja inverídica ou alterada da realidade dos fatos.

Ao divulgar uma notícia falsa, o site patosonline está faltando com respeito a todos os seus leitores e, assim, fazendo um grande desfavor para com toda a sociedade.

A nossa sugestão é que o veículo de imprensa procure autoridades como Polícia Militar ou Bombeiros, para captar informações referente a quantidade de participantes e não simplesmente invente números inverídicos e não aferidos.

A propagação de Fake News vem causando muitos transtornos e desinformação para toda sociedade, enfraquecendo, assim, os pilares da democracia e da liberdade de imprensa. Somos contra o uso da imprensa para fins partidários ideológicos. Defendemos uma imprensa livre, independente e imparcial.

Mentir e manipular a opinião pública é uma afronta a democracia brasileira.

Vale lembrar que recentemente o mesmo site removeu matéria onde citava políticos da cidade de Patos delatados na operação calvário. Confundindo assim a opinião pública.

Sugerimos a todos os leitores que leiam a matéria do site patosonline.com, assistam os vídeos e fotos sobre o evento postados nas redes sociais e tirem as suas próprias conclusões.

Não é propagando mentiras que ganharemos o debate de ideias, mas sim falando a verdade e respeitando a opinião pública. Diante de tudo, parece que o objetivo da matéria não é publicar os fatos, mas sim usar uma narrativa pejorativa sobre o evento e seus organizadores que tem pensamento político diferente.

Nota da Folha Patoense: a Folha Patoense republicou a matéria do portal patosonline na noite de ontem (domingo, 15), por publicou também a nota da Direita Patos, que nos procurou pedindo direito de resposta.

Grupo Direita Patos

Foto: Marcelo Negreiros

Deixe seu comentário