Victor Carneiro e Olisimar Fernandes (Fotos: arquivo pessoal)
Compartilhe!
victor carneiro2
Victor Carneiro, estudante de 21 anos, se disponibilizou a ajudar os idosos — Foto: Arquivo pessoal

Jovens da cidade de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, estão se colocando à disposição para fazer compras de produtos em supermercados e farmácias como forma de evitar que os idosos saiam de casa e, dessa forma, diminuam as chances de serem infectados pelo novo coronavírus. Os idosos fazem parte do grupo de risco da doença.

Quem deu o pontapé na ideia foi Victor Carneiro, de 21 anos, que é estudante de engenharia de produção da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). “Eu vi que em São Paulo algumas pessoas estavam oferecendo esse auxílio com cartazes nos elevadores e achei que seria interessante trazer isso logo para Mossoró”, contou.

A ideia, à princípio solitária e que cobriria apenas o bairro Alto de São Manoel, onde ele mora, ganhou adeptos em poucas horas e se estendeu a várias localidades de Mossoró. “Eu fiz uma publicação por volta das 12h e agora (às 16h) já são 10 pessoas dispostas a ajudar. Estou organizando numa planilha os bairros em que cada ajudar”, explicou.

Um desses interessados foi Olisimar Fernandes, também de 21 anos. Morador do bairro Santa Delmira, ele se disponibilizou a ajudar na região e avisou a outros amigos. “Assim que eu soube, convidei outros amigos que também se interessaram em ajudar”, falou.

olisimar fernandes
Olisimar Fernandes é outro estudante que está auxiliando os idosos em Mossoró — Foto: Arquivo pessoal

Até o momento, nenhum idoso pediu o auxílio. “Como iniciamos há pouco, nossa maior preocupação neste momento é divulgar”, explicou Olisimar, que é estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Potiguar (UnP).

Os contatos podem ser feitos pelos perfis pessoais de Victor e Olisimar na internet. Lá estão as formas de entrar em contato com o grupo, caso necessite de algum auxílio.

A divulgação, até o momento, foi toda feita pela internet. “Eu acredito que talvez alguns idosos ainda não tenham tido acesso a esse conteúdo, mas nós sabemos que vai chegar até eles e acreditamos que eles vão nos procurar para ajudarmos”, explicou Victor Carneiro. Ele disse ainda que, com as aulas de algumas universidades suspensas, haverá tempo sobrando para alguns estudantes ajudarem.

O grupo continua recebendo voluntários. E a ideia de Victor é também levar algum profissional da área de saúde para auxiliar no projeto. “É importante para que nós também possamos nos proteger e que possamos evitar também a transmissão para os idosos de alguma forma, como por exemplo pelo saco plástico do supermercado”, falou.

No Rio Grande do Norte, há um caso confirmado do novo coronavírus até esta terça-feira (17). Além disso, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), 33 casos são considerados suspeitos.

G1 RN

Deixe seu comentário