Foto: Getty Images
Compartilhe!

A Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (SES) confirmou na tarde desta quarta-feira (18) o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus no estado. O caso foi registrado em João Pessoa. O paciente é um idoso de 60 anos. Existem outros 80 casos suspeitos em investigação.

O paciente tem histórico de viagem à Europa. Ele retornou ao Brasil no dia 29 de fevereiro. O homem foi atendido em uma unidade de saúde da rede particular, passou por isolamento domiciliar e está fora do período de contaminação da doença.

Até o momento, a Paraíba realizou a notificação e coleta para testes de 97 casos. O balanço tem os seguintes destaques:

  • Um caso confirmado
  • 80 casos em investigação
  • 16 casos descartados

Os 80 casos que estão em investigação aguardam resultados das análises dos exames feitas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, que referência regional na realização dos testes. Todos os exames são realizados seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Já o caso de uma mulher de 39 anos, que morreu na madrugada desta quarta-feira (18), no Hospital Universitário Nova Esperança (HUNE), em João Pessoa, segue notificado como caso suspeito de Covid-19. O material para teste foi colhido e a SES aguarda o resultado dos exames.

Mulher com suspeita de coronavírus morre em João Pessoa, diz secretaria

Uma mulher de 39 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (18) com suspeita do novo coronavírus em João Pessoa. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que aguarda o resultado de exame sobre possível contaminação.

Conforme o secretário executivo de gestão de unidades de saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, em entrevista à TV Cabo Branco, a análise do exame está sendo feita no Instituto Evandro Chagas, no Pará, que é referência na realização do teste. Ele disse ainda que a mulher foi internada com problemas respiratórios graves e que a gravidade do estado de saúde dela evoluiu.

Em nota, o Hospital Universitário Nova Esperança informou que a paciente foi atendida por uma equipe multidisciplinar após apresentar sintomas de pneumonite, síndrome respiratória aguda grave e insuficiência respiratória. Ainda segundo o HUNE, todos os protocolos de isolamento foram tomados pela unidade.

Paraíba tem 33 novos casos suspeitos de coronavírus, diz SES

A Paraíba notificou mais 17 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) no estado, conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta quarta-feira (18). Com isso, até o momento, são 97 notificações registradas.

Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde (MS). Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

G1 PB

Deixe seu comentário