Compartilhe!

A categoria de Agentes de Trânsito na cidade de Patos foi criada no ano de 2005, através da Lei municipal nº 3.422 de 2005, época em que a frota de veículos da localidade era pouco mais de 16 mil, sendo hoje quatro vezes maior.

WhatsApp Image 2020 03 20 at 01.22.52No ano de 2007 o quadro desses servidores do trânsito foi efetivado, através de concurso público e passou a se organizar, criando uma associação denominada ALTRANS, que foi extinta após a fundação de sindicato.

Mas os anos de 2008 a 2017 foram marcantes, devido a luta dos servidores por reajuste salarial, isonomia na remuneração, melhores condições de trabalho, visando uma atuação eficaz, quanto à fiscalização e educação para trânsito.

Vale recordar que, no início, a sede da Superintendência de Trânsito e Transportes STTRANS tinha como viatura apenas um veículo velho modelo prêmio e uma motocicleta. A maioria dos agentes de trânsito desempenhava suas atividades a pé, ficando os veículos para seus supervisores. Em anos posteriores, o órgão passou a ter viaturas melhores, embora ainda de locação, até que a gestão de 2018 deixou esses contratos se vencerem e o órgão ficou temporariamente sem viaturas. Essa situação mostrou a importância da aquisição de veículos próprios para compor a frota de viaturas.

Destaca-se ainda, que a categoria está há quase três anos com o salário congelado, se salvando pelas precárias gratificações de funções, que correspondem a quase dois terços da remuneração; porém, a gestão não tem obrigação de manter as nomeações e não há critérios que favoreçam o servidor que melhor desempenha sua função.

Portanto, o sindicato da categoria deveria retomar suas campanhas salariais e procurar reformular a lei das funções, a fim de tornar o processo mais isonômico.

Ser Agente de Trânsito é assumir o papel de preservar vidas, através de medidas de prevenção de acidentes de trânsito, por meio das ações de fiscalização e educação para o trânsito.

O Agente de Trânsito de Patos tem uma história bonita e de muita superação, no entanto as barreiras que ainda precisamos ultrapassar dependem da conscientização e recuperação do espírito que fomentou a luta nacional da categoria.

É preciso, pois, comemorar os avanços e olhar para frente com união e força de vontade, cumprindo nosso ofício de preservar a vida e incolumidade das pessoas no trânsito.

Parabéns a todos Agentes de Trânsito de Patos!

Por Antônio Coelho

Deixe seu comentário