Compartilhe!

Morreu de causas naturais por volta das 19 horas desta sexta-feira, 20/03, a agricultora aposentada Maria Ferreira Gomes, mais conhecida como Dona Nevinha, residente no bairro do Salgadinho, em Patos, próximo à Manancial Veículos, saída de Patos para Campina Grande.

Dona Nevinha tinha 104 anos. Faria 105 anos no dia 25 de junho. “Ela foi uma benção em nossas vidas e morreu tranquilinha, um anjo que foi pro céu”, disse a bisneta Raynara Souza.

Dona Nevinha nasceu no distante ano de 1915, em Caicó-RN, mas vivia em Patos desde a adolescência. Foi casada com o agricultor Manoel Belarmino Sousa, natural de Santa Luzia. “Meu marido morreu faz tempo, tô nem lembrada o ano da morte dele”, dizia ela, que teve dois filhos: Antônio de Sousa Neto (já falecido) a Maria Nilma Gomes, a Dona Nilma, de 64 anos, presidente da Associação dos Catadores de Patos.

Com a bisneta Raynara Souza

Dona Nilma é filha adotiva. “Ela se incomodava em dizer que sou filha adotiva. Para ela filho é filho, tem esse negócio de ser adotivo não”, disse Dona Nilma.

A idosa morava com a neta Aldeni, a bisneta Raynara e a tataraneta Mariana.

Ela fraturou o fêmur direito há três anos e meio e há um ano e quatro meses fraturou o fêmur esquerdo, sendo cirurgiada nas duas ocasiões.

Com 104 anos, comia de tudo. “Eu como tudo que aparece, buchada, caldo de mocotó, o que vier eu como. Passei dificuldades quando era nova. Naquela época o governo não ajudava como ajuda hoje, por isso eu comi xiquexique e macambira pra não morrer de fome”, disse ela numa entrevista concedida à Folha Patoense há cerca de três anos.

 Dona Nevinha era conhecida pelo bom humor, adorava cantar. Era muito brincalhona.

A Folha Patoense fez reportagens com ela por mais de uma vez. Veja uma das reportagens, feita por ocasião dos seus 104 anos de idade: Idosa faz 104 anos de idade, em Patos.

O velório acontece na Rua Pedro Firmino, no Salgadinho, próximo à Manancial Veículos; e o sepultamento será ás 16 horas deste sábado, 21, no Cemitério São João Batista, no Bairro da Vitória, em Patos.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário