Compartilhe!

Um homem aparentando entre 25 e 30 anos foi encontrado na tarde deste domingo, 22, na Praça Cassiano Rodrigues, no centro da cidade de Teixeira, Região Metropolitana de Patos, aparentando alguns possíveis sintomas do COVID-19, o novo coronavírus. Rapidamente vídeos circularam através das redes sociais, causando pânico na população teixeirense.

Após muita fake news e o pânico ter sido gerado na população, o Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU), foi acionado e seguindo recomendações do médico o homem foi questionado pela equipe de plantão que comprovou que os sintomas não eram do COVID-19.

Foi necessário o uso de força policial e o homem não foi atendido pelo SAMU pela falta de EPI’s proteção avançada e adequada para o atendimento. Em nota, a Prefeitura Municipal esclareceu a informação da falta do equipamento de proteção individual.

Veja a nota na integra:

“Diante dos fatos que circulam nas redes sociais que se referem à falta de EPI’s, comunicamos que o Mistério da Saúde exigiu uma proteção mais avançada para os profissionais da saúde que estão em contato direto contra o coronavírus, tais como: protetor facial, macacão, mascara (N95), capote e luvas. Esses materiais já foram solicitados pela prefeitura, porém, estão faltando nas empresas fornecedoras.

Aproveitamos para pedir a colaboração de quem souber de empresas que tenham esse tipo de material em estoque, favor nos informar pelo telefone: (83) 9 9998-6522.

As luvas, mascaras, álcool e demais EPI’s das equipes de saúde do cotidiano, estes não estão em falta, mas o prefeito já solicitou nova compra desse material.”

Foi constatado pela equipe que o homem mora com a avó no setor Pedra do Galo e não teve contato com ninguém que viajou nos últimos dias.

Foi verificado também que o homem sofre de problemas respiratórios, por isso estava aparentando estar sem ar. Há informações que o homem é usuário de drogas, porém não foi confirmado pelas equipes responsáveis.

O homem inclusive faz parte AMERÊ, criado pela secretária de saúde de Teixeira e financiado com recursos próprios, que tem como objetivo a identificação de pacientes expostos a fatores de riscos, para doenças respiratórias e implementação de estratégias para redução de risco e tratamento da doença.

Pânico na população

Sem a apuração das informações muitos teixeirenses compartilharam através das redes sociais informações inverídicas, causando pânico na população e em filhos ausentes.

Muitos teixeirenses que residem em outras cidades entraram em contatos com familiares para verificar as informações. O alerta aumentou na cidade.

A secretária municipal de Saúde, Larissa Lira disse que não há motivos para pânico.

Teixeira continua sem casos

A cidade de Teixeira continua sem casos suspeitos do novo coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo setor de epidemiologia do município.

Conscientização

prevencao coronavirus

Através das redes sociais, dos sites e da rádio Teixeira FM há um aumento de conscientização para o não contagio do coronavírus. Amanhã (segunda-feira, 23) a Teixeira FM recebe o médico Dr. Everton Barbosa, da Unidade VI do bairro Pedra do Galo e a coordenadora do setor Claudenora Ramalho, coordenadora e técnica de vigilância no município. A entrevista vai ao ar ao meio dia e pode ser acompanhada pela 104.9, pelo site www.teixeirafm.com.br e pela transmissão no Facebook.

Decretos e precauções

pessoas com mascaras

O prefeito Edmilson Alves dos Reis, “Nêgo de Guri”, decretou na manhã deste domingo situação de emergência no município de Teixeira, determinando suspensões no funcionamento de estabelecimentos na cidade.

As medidas visam conter o avanço do novo coronavírus e segue orientações nos termos declarados pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em consonância com a Portaria nº 188/GM/MS, do Ministério da Saúde – MS. A cidade ainda não tem casos confirmados até o presente momento.

Como medidas individuais recomenda-se que pacientes com sintomas respiratórios fiquem restritos ao domicílio e que pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas evitem sua circulação em ambientes com aglomeração de pessoas.

Entre as medidas previstas estão à suspensão de todos os eventos públicos e privados de qualquer natureza; visitações à pontos turísticos, atividades em organizações não governamentais e associações/sindicatos comunitárias; as reuniões de Conselhos Municipais ou outras formas de colegiados, salvo situações específicas devidamente justificáveis; a realização de missas, cultos religiosos, festas, bailes e shows; funcionamento de escolas públicas e privadas; centros de atenção e convivência de idosos, bibliotecas, academias, centros de treinamentos, centros de ginástica e/ou esportivos e/ou lazer e/ou culturais, bares, lojas de fornecimento de bens e/ou serviços não essenciais e feiras livres.

Os locais que permanecerão em funcionamento são aqueles considerados bens e/ou serviços essências como: os mercados, supermercados, verdureiras, fruteiras e quitandas; as farmácias de medicamentos de uso humano e veterinário; os comércios de rações para nutrição animal; os postos de abastecimento de combustíveis, gás e água mineral; os bancos, casas lotéricas e correspondentes bancários devem funcionar de acordo com a determinação do Banco Central; lanchonetes e restaurantes, com portas fechadas e sem atendimento ao público, atendendo no sistema de delivery, assim considerada a entrega na porta da casa do cliente, utilizando-se de todos os meios de higienização necessários ao combate ao COVID-19. –  SECOM

Vitinho Galdino – Teixeira em Foco

Deixe seu comentário