Imagem: Gerd Altmann/Pixabay
Compartilhe!

A Secretaria de Saúde do estado da Paraíba descartou um caso que era tratado como suspeito de coronavírus na cidade de Tavares, na Serra do Teixeira.

Segundo a Prefeitura de Tavares, em nota: “ao repassar para a secretaria estadual foi informado que esse caso está descartado e não necessitaria de exames específicos”. Veja abaixo a nota na íntegra.

Na segunda-feira (16), um homem, que mora em Tavares, procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) que está funcionando como o hospital da cidade. O paciente, que estaria com o vírus, é um professor da rede municipal de Quixaba, PE.

Nessa terça-feira (17), o prefeito de Tavares, Dr. Ailton Suassuna, falou sobre o assunto em entrevista ao Programa Tavares Informa, na Rádio São Miguel.

O gestor disse, na ocasião, que a hora não era para pânico e sim cautela, por se tratar de um caso suspeito. Aproveitando a oportunidade, o prefeito anunciou medidas preventivas ao COVID-19, como a suspensão das aulas nas escolas da rede municipal de 18 de março a 19 de abril – período que pode ser reduzido ou estendido; e a não realização de eventos, como inauguração de obras e assinaturas de ordens de serviços.

Outras medidas por parte de secretarias municipais foram tomadas. Veja as da saúde:

1º Central de Marcação pelo número (83) 99901-3666, para atendimento a população esclarecendo dúvidas e agendando consultas, exames, entre outros serviços;

2º Atendimento apenas interno na sede da Secretaria de Saúde no horário das 7h às 13h;

3º Atendimento nas unidades básicas de saúde das 7h às 13h, enfermeiras e agentes comunitários de saúde entrarão em contato com pacientes hipertensos, diabéticos e gestantes, para agendar atendimento;

4º Declarações da Secretaria de Saúde serão entregues pelos agentes comunitários de saúde nas residências;

5º A unidade de saúde que atende pelo hospital continuará 24 horas por dia com médico plantonista, porem só realizará atendimento de urgência e emergência. Consultas e apresentação de exames só serão realizadas nos postos de saúde, evitando aglomerações.

Nota da Prefeitura de Tavares sobre o caso descartado:

“A Prefeitura de Tavares, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa está descartado pela Secretaria Estadual de Saúde o caso suspeito do novo coronavírus em Tavares.

A divulgação da suspeita ocorreu após relato do médico que atendeu um paciente com alguns sintomas e que informou ter visitado a mãe em Afogados-PE, onde a mesma teria chegado de viagem dos Estados Unidos, automaticamente o médico pediu para o paciente se manter em isolamento domiciliar e comunicou a secretaria municipal de saúde, que por sua vez repassou para gerencia estadual. Nesta quarta-feira (18) a Vigilância Epidemiológica do município foi realizar uma entrevista com o paciente.

Segundo o coordenador Pablo Morais, o paciente informou que a mãe havia chegado há nove dias e não havia apresentado até o momento nenhum sintoma e que o mesmo estava apenas com uma síndrome gripal. O coordenador ao repassar para a secretaria estadual foi informado que esse caso está descartado e não necessitaria de exames específicos”.

Blog do Aryel Aquino

Deixe seu comentário