Compartilhe!

A Secretaria de Estado da Saúde(SES) se pronunciou, neste sábado (28), a cerca da denúncia feita por médicos que atendem no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos de que os 15 respiradores pulmonares entregues à rede de saúde pública, no Estado, que está se preparando para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, foram todos destinados a hospitais dos municípios de João Pessoa e Campina Grande e ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), deixando o Sertão totalmente descoberto. A denúncia foi veiculada no Portal 40 Graus após contato dos profissionais.

A SES esclareceu, por meio de nota, que os 15 respiradores obtidos com recursos oriundos da Operação Calvário, deflagrada em dezembro de 2018, através de órgãos integrantes do Sistema de Justiça que descapitalizaram organizações criminosas na Paraíba, não serão os únicos adquiridos pelo governo que vai comprar 45 respiradores que serão destinados a diferentes hospitais do Estado, incluindo as unidades de Patos.

“No entanto estes não serão os únicos aportes previstos, e as unidades de referência para COVID-19 no sertão paraibanos serão contempladas com todo equipamento necessário para assistir a população, como já previsto. Só de recursos de emenda parlamentar, serão 45 respiradores destinados a estas unidades.”

Veja a nota:

Governo da Paraiba

Secretaria de Estado da Saúde

NOTA

Sobre notícia veiculada neste sábado, 28 de março, que afirma que não serão destinados leitos de UTI para atender pacientes vítimas do COVID-19 no sertão da Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece a toda a população do que esta afirmação não é verdadeira.

A Paraíba possui um robusto plano de contingenciamento para Coronavírus, elaborado desde os primeiros sinais de que seríamos vítimas da pandemia e revisado a cada fase de mudança no cenário epidemiológico. Neste Plano, está previsto o acréscimo de leitos exclusivos para COVID-19 nas 3 Macrorregiões de Saúde.

A Paraíba vem recebendo importantes doações de vários setores da sociedade, incluindo órgãos públicos como a Justiça do Trabalho e o Ministério Público. No entanto estes não serão os únicos aportes previstos, e as unidades de referência para COVID-19 no sertão paraibanos serão contempladas com todo equipamento necessário para assistir a população, como já previsto. Só de recursos de emenda parlamentar, serão 45 respiradores destinados a estas unidades.

A SES reforça a importância de nos mantermos em isolamento, nas nossas casas, evitando o contato social para que a cadeia de transmissão do vírus seja quebrada e que não tenhamos que lamentar pela saúde dos nossos familiares e amigos.

Paraíba, 28 de março de 2020

Assessoria de Comunicação

 

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

Deixe seu comentário