Teixeira (Foto: SECOM)
Compartilhe!

Teixeira segue sem nenhum caso suspeito ou confirmado do novo coronavírus. Essa é a informação oficial divulgada pela Vigilância Epidemiológica. A Secretaria de Saúde tem desenvolvido ações de combate ao Covid-19.

O gestor municipal decretou situação de emergência determinando suspensão do funcionamento de estabelecimentos e atividades. Para os funcionários públicos municipais, com mais de 60 anos, as gestantes, puérperas, a determinação é que esses devem trabalhar em casa e seguir orientação de seus superiores.

Entre as medidas previstas estão à suspensão de todos os eventos públicos e privados de qualquer natureza; bem como as visitações à pontos turísticos, realização de reuniões e festas.

Estão liberados aqueles serviços considerados essências como: os supermercados, verdureiras, fruteiras e quitandas; as farmácias de medicamentos de uso humano e veterinário; os comércios de rações para nutrição animal; os postos de abastecimento de combustíveis, gás e água mineral; os bancos, casas lotéricas e correspondentes bancários devem funcionar de acordo com a determinação do Banco Central; lanchonetes e restaurantes, com portas fechadas e sem atendimento ao público, atendendo no sistema de delivery.

De acordo com Claúdia Ramalho, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, em Teixeira, os munícipes devem redobrar as medidas. Ela dar dicas para evitar a proliferação no município.

  • Lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las;
  • Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas;
  • Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Claudia recomenda que a população permaneça em suas casas e evitem ao máximo aglomerações.

“O melhor no momento é permanecer em casa, para evitar aglomerações. Nossa orientação é que todos os suprimentos necessários sejam comprados de uma vez, para evitar saídas desnecessárias de casa. Precisamos do apoio dos teixeirenses para que o coronavírus não atinga nossa cidade”, concluiu a coordenadora.

Vitinho Galdino – Teixeira em Foco

Deixe seu comentário