Compartilhe!

Ao buscar estratégias de atuação para diminuir os efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na população mais carente do Estado, a Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) criou um Selo de Responsabilidade Social para motivar empresas a contribuírem com a proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade e amenizar os danos decorrentes da pobreza e da desigualdade social.

O Selo Defensoria Pública de Responsabilidade Social tem a parceria do Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), e já está a caminho da primeira certificação: o Supermercado Hiper Queiroz, da cidade de Patos, que doou 500 kits de limpeza para distribuição entre famílias carentes.

A parceria com o supermercado se deu a partir de uma articulação da coordenação do Núcleo de Atendimento da DPE-PB em Patos e a entrega deverá acontecer até o fim da semana, pelo programa Mesa Brasil. “O nosso objetivo é atingir pelo menos três mil famílias que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social somente na comarca de Patos e por isso estamos buscando novas parcerias”, destacou a coordenadora do Núcleo de Patos, Monaliza Montinegro.

No atual contexto, ressalta a defensora pública, o acesso a produtos de limpeza por parte das populações mais carentes surge como um grande problema, “visto que em razão do isolamento da quarentena muitas pessoas ficam impossibilitadas de se deslocar de suas casas para trabalhar ou conseguir auxílio financeiro para suas demandas mais básicas, como a higienização”.

Ainda segundo Monaliza, o Núcleo já fechou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do município, a quem será destinado 100 kits para distribuição em comunidades. Alem dos insumos, as famílias beneficiárias também receberão uma cartilha com orientações sobre higienização e prevenção ao Covid-19.

Selo de Responsabilidade – A ideia do projeto é viabilizar parcerias entre a Defensoria Pública e a iniciativa privada para atender as demandas das populações mais carentes, especialmente durante a pandemia da Covid-19.

“Ao firmar a parceria, a empresa se coloca em comprometimento ético e financeiro com a Defensoria Pública para amparar famílias em situação de vulnerabilidade, melhorando a vida em sociedade como um todo. Assim, ela receberá uma distinção da Defensoria Pública, por meio do Selo Defensoria Pública de Responsabilidade Social, que poderá ser utilizado em todas as suas ações”, explica Monaliza.

Quem pode participar – Qualquer empresa ou entidade pode participar de forma voluntária, contribuindo por meio de serviços, doação de insumos ou auxílio financeiro. A seleção das empresas/entidades é realizada pelos membros da DPE responsáveis pela execução do projeto.

Assessoria

Deixe seu comentário