Em março o Complexo de Patos registrou 506 internações
Compartilhe!

O balanço de atividades do Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) relativo ao período do dia 1º a 31 de março, somente no que diz respeito aos serviços de Urgência e Emergência totaliza 3.086 atendimentos e outros 799 atendimentos ambulatoriais. Nesse mesmo período, foram realizadas 506 internações, 235 cirurgias e mais 3.232 exames radiológicos diversos no Centro de Imagens. Esses dados já contabilizam os serviços prestados pelo Hospital do Bem que integra o Complexo com atendimentos na área de Oncologia.

Grande polo receptor de pacientes de mais de 86 municípios da região do sertão paraibano e referência para urgências e emergências em casos de pequena e média complexidade o hospital, que integra a rede estadual de saúde, registrou como principais motivos de atendimento nos plantões de urgência e emergência, em março, lesões oriundas de quedas, casos de hipertensão, acidentes de trânsito (a maior parte envolvendo motos), dores abdominais, de cabeça e no peito, além de casos de insuficiência respiratória e contusões diversas.

O balanço de atividades do Complexo somente no que diz respeito à realização de cirurgias, contabiliza que a unidade realizou um total de 235 procedimentos. Destes, a maior parte foram de cirurgias ortopédicas, com um total de 117 ocorrências, seguidas de cirurgia geral, com 45 casos. As cirurgias oncológicas ficaram na terceira posição, com um total de 32 procedimentos, em função dos procedimentos do Hospital do Bem serem realizados também no bloco cirúrgico na unidade. As cirurgias vasculares contabilizaram 22 casos, enquanto que as bucomaxilos foram 17. Houve ainda um procedimento de cirurgia plástica e outra urológica.

De acordo com o relatório de gestão, em relação aos exames radiológicos, o maior número de registros foi de Raio X, com 1.898 exames realizados, seguido de tomografias, com 1.017 exames e de ultrassom, com 245 exames. Foram ainda realizados no Centro de Imagens, 29 ecocardiogramas, 23 endoscopias, 13 colposcopia/biopsia, três colonoscopias, duas cintilografias e duas ressonâncias.

De acordo com a diretora geral da unidade, Liliane Sena, o relatório de gestão dos serviços realizados em março mostram que as causas de atendimento não se modificaram muito em relação aos meses anteriores. “Nós percebemos, principalmente, na segunda quinzena de março uma redução de atendimentos de vítimas de acidentes e atribuímos essa queda as medidas de isolamento social, o que diminuiu a circulação de pessoas nas ruas”, afirma Liliane, lembrando que em março foi feito um esforço concentrado para zerar as cirurgias ortopédicas da unidade para que o hospital, que é referência para atendimentos de casos de Covid-19, pudesse ter mais leitos disponíveis. “Zeramos as cirurgias ortopédicas graças ao trabalho de nossa equipe e fechamos o mês sem nenhum paciente para operar”, afirma Liliane.

Assessoria

Deixe seu comentário