Patos (Foto; arquivo Folha Patoense)
Compartilhe!

Ao contrário do que foi divulgado por parte da mídia local, a cidade de Patos não tem quatro casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e sim, três casos.

Na tarde desta quarta-feira, 08, a Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, havia emitido um Boletim Epidemiológico a respeito de casos da doença na cidade.

Confira os números:

Acompanhamento: 11 casos

casos descartados: 8

Casos detectados: 03

Óbito: 01 (Danilo da Farmácia)

O gerente da Vigilância Sanitária Municipal de Patos, João Paulo de Lacerda, explicou que são três casos, um com evolução para óbito que foi o caso de Danilo Andrade, de 36 anos. E não quatro casos. “Fizeram confusão com os números porque um caso confirmado evoluiu para óbito, mas não se trata de mais um caso o óbito registrado.

Um dos três casos detectados, segundo as informações, é de um homem que chegou a Patos em um ônibus da Guanabara apresentando os sintomas do coronavírus no dia 20 de março.

O paciente é um homem andarilho que disse naquele dia em que foi interceptado na barreira sanitária que estava indo para Cajazeiras.

Ele foi atendido no Hospital Regional de Patos e depois liberado, pois não havia motivo para ficar interno. “É a nossa preocupação por que o paciente saiu do hospital para destino ignorado e não pudemos fazer o acompanhamento, pois como ele é andarilho, pode estar em qualquer lugar”, disse João Paulo.

São 20 dias de intervalo entre a entrada dele no hospital e esta quinta-feira. Nossa aflição é porque não sabemos com quem ele teve contato antes ou depois e fica difícil fazer o rastreamento e acompanhamento”, afirmou o diretor.

O outro caso, também é de um homem que foi acompanhado pela Vigilância tendo cumprido todo período de quarentena. “Ele foi para João Pessoa e realizou o exame lá, por isso que inicialmente, foi contabilizado como caso de lá, mas a Secretaria de Saúde do Estado falou que iria corrigir isso”, revelou Lacerda.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

Nota da Folha Patoense: O portal Folha Patoense foi um dos que informaram ontem (quarta, 08/04) que se tratava de quatro casos, mas pouco tempo depois corrigiu a informação, uma vez que a Secretaria de Saúde esclareceu que o caso que resultou em óbito (Danilo da Farmácia) estava incluso entre os três casos detectados.

 

Deixe seu comentário