Foto: reprodução
Compartilhe!

Na tarde deste sábado (11), o secretário de saúde do Estado informou que o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) zerou as amostras viáveis de casos suspeitos de coronavírus que estavam em lista de espera.

Essa “lista de espera” se deu porque no início dos primeiros registros de casos suspeitos da doença aqui no estado, as amostras precisavam ser enviadas para o Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará, onde o teste era feito e o resultado enviado de volta para a PB, indicando os confirmados e descartados da doença.

No dia 24 de março o Lacen-PB iniciou as atividades e isso deu mais agilidade o processo, agora, zerando a demanda que não tinha sido testada devido ao processo logístico mais demorado e adotado anteriormente.

Sobre os casos na PB

A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES-PB) divulgou na noite da última sexta-feira (10), que subiu para 85 o número de casos confirmados de Covid-19 no estado. 770 suspeitas foram descartadas. No entanto, 11 pessoas já morreram da doença.

Ainda segundo a SES, os casos estão distribuídos por nove cidades: João Pessoa (64); Cabedelo (4); Campina Grande: (3); Santa Rita (6); Igaracy (1); Junco do Seridó (1); Serra Branca (1); Patos (4); Sousa (1); Bayeux: 0 – Após investigação ficou esclarecido que o caso que havia sido contabilizado em Bayeux, na verdade, mora em Santa Rita.

Até a publicação desta matéria, haviam 112 pessoas internadas com quadro respiratório, sendo 92 em enfermaria (66 em hospitais públicos e 26 na rede privada). Destas, 20 se encontram em Unidades de Terapia Intensiva (12 em hospitais públicos e 8 em unidades privadas), seguindo em investigação para Covid-19.

Os demais casos hospitalizados e com resultado não detectável seguem em investigação para demais vírus.

Dos casos confirmados

Segundo o boletim, 8 estão hospitalizados (sendo 4 em leitos de enfermaria e 4 em UTI).

A Paraíba também tem 30 casos recuperados, com pessoas curadas da Covid-19.

Portal T5

Deixe seu comentário