Compartilhe!

População rural não se rende durante as dificuldades, junta as forças e, por meio de mutirão, recupera a estrada vicinal que passa pela Ladeira da Pinguela que fica intransitável no período de chuva.

A ladeira da Pinguela fica na divisa entre as cidades de Diamante e Conceição, no Vale do Piancó, e sua pavimentação é um sonho antigo das comunidades rurais daquela região. A obra já era aguardada há anos pelos moradores do distrito de Montevideo, do Sítio Cacimba Nova e região da Serra de Diamante, que chegaram a criar até uma associação em 2011 para intensificar o pedido dessa pavimentação. Gestões já haviam feito manutenção paliativa no local, mas não era suficiente para o trânsito de veículos na estrada.

O governador João Azevêdo assinou a licitação, mas com a pandemia do Corona Vírus o processo está momentaneamente suspenso, com isto moradores do município de Diamante, Conceição e São José de Caiana se reunirão na divisa no ultimo sábado(18) para arrecadação de dinheiro, aquisição de alimentos e pagamento de caçamba com a ajuda dos coordenadores do trabalho Francisco Limeira, Sargento Alexandria, Francialdo Limeira e Aparecido Sales.

Francisco Limeira esclarece que recebeu a contribuição de cascalho de telha, blocos de cerâmica através do sargento, Alexandria, que com essa arrecadação pagaram a caçamba e o trator para ajudar no transporte do material até as ladeiras. O calçamento desse trecho melhorará o acesso de ambas as localidades à zona urbana, além de melhorar o comercio, conforme explicou Francisco.

“Essa luta existe desde 1983 quando o então governador da época construiu o açude Montevídeo, com isto alguns locais ficaram isolados e teve que ser construído uma ponte de madeira, logo em seguida através do projeto Cooperar foi criando a passagem molhada que melhorou o acesso dessas comunidades do Município de Diamante, São José de Caiana, ao município de Conceição, Distrito de Montevideo e Bonito de Santa Fé”, informa Francisco.

A luta dessa população é para que o Governo do Estado agilize a liberação da licitação para o projeto ser realmente executado e tire essa população do sofrimento, são cerca de 200 pessoas que percorre esta estrada para ir aos postos de saúdes, escolas entre outros locais e com esse período de inverno as estradas ficam intransitável.

O calçamento desse trecho melhorará o acesso de ambas as localidades à zona urbana, além de melhorar o comercio, conforme explicou residentes das localidades. Segundo eles, a região da Serra e a região do Distrito de Montevideo são os maiores produtores de mel de abelha, leite, caprinos, ovinos, batata doce e outras hortaliças e por isso dependem desta Rodovia (PB-392) para escoar a Produção para as cidades de Conceição, Bonito, Diamante, São José de Caiana e Itaporanga.

Confira a baixo declaração dos voluntários:

Espaço PB

Deixe seu comentário