Compartilhe!

Após onze anos, o Açude Jatobá, em Patos, cuja capacidade de armazenamento é de 17.516.000 m³ d’água, pode sangrar este ano. O manancial está agora com 14.203.444 m³, ou seja, 81,09% da sua capacidade total.

Na terça-feira, 31/03, o manancial se encontrava com 68,96% de sua capacidade, segundo dados da AESA.

O que vem favorecendo a recarga considerável do Jatobá é uma série de fatores. Além das chuvas que estão caindo na sua bacia, o transbordamento de outros açudes também está contribuindo, como por exemplo, o Açude Tubarão, em São José do Bonfim, que está transbordando novamente nesta quarta-feira (22), e com isto, toda a água desce para o Açude Jatobá por meio do Riacho dos Mares.

O canal que liga à Barragem Farinha ao Jatobá está levando pouca água a este, mas este cenário pode mudar nas próximas horas já que a Farinha pode sangrar novamente, pois está recebendo uma grande quantidade de água devido à chuva da noite de terça para esta madrugada. A última sangria do açude foi há 11 anos, no mês de abril de 2009.

Canal Farinha Jatoba

Estas imagens na Barragem Farinha foram feitas nesta manhã pelo colaborador Netinho Macena. O manancial está hoje com 24.934.274 m³, o que equivale a 96,88% da sua capacidade total, segundo dados desta terça-feira(21) da AESA.

Barragem da Farinha Patos agua

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

 

Deixe seu comentário