Compartilhe!

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) está sendo retomada nesta quinta-feira (23), em Patos. De acordo com a coordenadora de imunização da Prefeitura de Patos, Lucileide Guedes, semana passada o município recebeu a primeira remessa com 1.920 doses, e nesta quinta-feira (23) recebeu mais 1.950.

Os pontos de vacinação são as unidades básicas de saúde distribuídas em toda a cidade, com exceção das UBSs Solon Medeiros (bairro Salgadinho), Horácio Nóbrega (bairro São Sebastião), Metódio Leitão (bairro Monte Castelo) e Domiciano Vieira (bairro Maternidade), que estão disponíveis exclusivamente para atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios e suspeita de coronavírus.

Como alternativa para as pessoas referenciadas nessas 4 unidades, a Secretaria de Saúde recomenda que busquem a vacina da seguinte forma: usuários da UBS Solon Medeiros – procurar na Paróquia da igreja do Sagrado Coração de Jesus (Salgadinho), usuários da UBS Horácio Nóbrega – procurar na UBS Nabor Wanderley (Vila Cavalcante), usuários da UBS Metódio Leitão – procurar nas UBSs Pedro Leandro e Aderbal Martins (Monte Castelo), e os usuários da UBS Domiciano Vieira – procurar nas UBSs Osman Ayres, Ana Raquel e Doraci Brito.

Tem direito à vacina nesta segunda etapa os profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, pessoas com doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.

Os idosos e profissionais da saúde que ainda não foram imunizados na primeira etapa, ainda podem buscar a vacina nas unidades de saúde. Outro detalhe importante é que os policiais militares e civis, bem como os bombeiros, devem procurar a vacina nas suas próprias unidades de trabalho, conforme acordo firmado com a 6ª Regional de Saúde de Patos.

As pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, ou outro documento que comprove a doença crônica que o usuário possui.

Terceira etapa:

Ainda deverão ser imunizados em outras etapas da campanha: crianças de seis meses até menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas, professores e adultos de 55 a 59 anos de idade. As datas para a vacinação destes grupos serão divulgadas em breve.

Vacinas de rotina:

A Prefeitura de Patos voltou a oferecer a vacinação de rotina também nas unidades básicas de saúde. Doses de rotina como tríplice viral, poliomielite, meningocócica, pneumocócica, e hepatites A e B, por exemplo, estão disponíveis.

Coordecom

Deixe seu comentário